Primavera Express v7.60–Introduzir o Modo de Pagamento por Transferência Bancária

11 05 2019

Artigos relacionados:

Primavera Express–Introduzir o modo de pagamento por transferência bancária

Primavera Express 7.5–Introduzir o modo de pagamento por transferência bancária

 

No passado já escrevi 2 artigos a explicar como introduzir o modo de pagamento por transferência bancária no Primavera Express. Inicialmente, em 2011, o artigo foi escrito para a versão 6.40. Posteriormente, em 2013, escrevi um novo artigo, desta vez para a versão 7.5. Escrevo agora este novo artigo para a versão 7.60. Como a aplicação vai sendo atualizada pela Primavera, a estrutura da base de dados é alterada com o passar do tempo, daí que as instruções SQL que funcionam numa determinada versão, possam eventualmente não funcionar noutras versões.

 

primavera

 

Para iniciar o processo, deverá seguir todos os passos descritos no artigo Primavera Express 7.5–Introduzir o modo de pagamento por transferência bancária, utilizando no entanto o ficheiro que pode descarregar aqui (password “invisibleflamelight.wordpress.com”), em vez do ficheiro que disponibilizei no artigo que escrevi em 2013. Após abrir o ficheiro, conforme expliquei no artigo que tem as instruções, poderá, se desejar, alterar o código do novo modo de pagamento, assim como a descrição (dados assinalados na imagem seguinte).

 

778

Se pretender alterar o código deverá ter em conta que este não poderá ser nenhum dos códigos dos modos de pagamento já existentes:

APL
CHQ
DBA
DEP
DSB
DTPAG
DTREC
DVC
DVD
ENC
FCHCX
JRC
JRD
LAPL
MB
NUM
PAGCR
PGNUM
PTRF
SLA
TDEP
TRF

 

Quase todas as configurações deste novo modo de pagamento são baseadas no meio de pagamento MB (Rec. por Multibanco), à exceção de, como é lógico, o código e a descrição.

 

A estrutura atual do ficheiro SAFT define que cada meio de pagamento poderá (digo “poderá” porque pelo que li não é obrigatório) ter definida uma determinada configuração, de acordo com uma tabela existente. A portaria n.º 302/2016 de 2 de dezembro, que veio trazer alterações à estrutura do SAFT (versão 1.04), define as configurações possíveis:

SAFT2

Para este modo de pagamento, a ser criado no Primavera, defini que deve ter a configuração “”TB” – Transferência bancária ou débito direto autorizado”. Se considerar que este meio de pagamento deve ter outra configuração (de entre todas as possíveis na tabela), então altere a instrução SQL e altere o último valor da mesma, conforme a imagem em baixo. Optei por incluir esta informação porque no meio de pagamento MB também estava definida.

saft5

 

Para a edição deste artigo foi utilizada a versão 07.6000.1311 do Primavera Express, no entanto é possível (e muito provável) que a instrução SQL fornecida funcione em qualquer versão 07.6X.

 

Nota: o utilizador deverá executar este procedimento por sua conta e risco, já que este processo é executado diretamente dentro da base de dados, não existindo portanto qualquer tipo de validação ou garantia de consistência da informação.


Ações

Information

2 responses

6 08 2019
Wilson Paulo Mucana Wilson

gostaria de agradecer pela boa informação que tem disponibilizado aqui neste blog, e se for possivel gostaria que abordasse também sobre a versão 10 do software primavera, o que mudou, a forma de licenciamento e outras novidades.

6 08 2019
XpecialGUEST

Boa noite,
Obrigado pela sua mensagem.

Sobre a v10, encontrará muita informação. Recomendo:


PRIMAVERA V10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: