Pretende manter ficheiros em modo offline num iPhone ou iPad?

25 05 2019

… Pode ser uma tarefa complicada se utilizar o iCloud.

 

A Apple é uma das empresas tecnológicas mais inovadoras e de maior sucesso em todo o mundo. No entanto também é conhecida por motivos menos bons, nomeadamente por manter limitações demasiado básicas nos seus produtos, que nem sempre são facilmente compreendidas pelos seus utilizadores, mais ainda quando as funcionalidades pretendidas pelos utilizadores existem muitas das vezes há vários anos em produtos concorrentes.

 

IMG_6597

 

Recentemente tive necessidade de manter vários ficheiros guardados localmente no meu iPad e iPhone, nomeadamente ficheiros PDF, para consulta numa formação, em que não tinha conectividade com a Internet, nem via rede WiFi nem via dados móveis. Sim, ainda existem muitas situações em que não é possível ou pretendido estar constantemente ligado à Internet, nem que seja por uma questão de poupar bateria, mantendo as ligações WiFi e dados móveis desativadas, por uma questão de custo ou tarifário, ou simplesmente porque existem locais sem redes WiFi por perto e ao mesmo tempo ligações a dados móveis lentas e instáveis.

 

Inicialmente comecei por guardar esses ficheiros na App Files, da Apple, no entanto facilmente encontrei dois “problemas”. O primeiro é que esta App é um simples gestor de ficheiros que, embora tenha a pasta “On My iPhone”, que guarda dados localmente no dispositivo sem os sincronizar com a cloud, não permite que o utilizador crie as suas próprias pastas na raiz da pasta em questão. O utilizador apenas pode colocar os seus dados dentro das pastas que eventualmente tenham sido criadas por Aplicações. Poderá não ser boa ideia porque pode levar a que quando a App que criou a pasta for removida, eventualmente todas as pastas e ficheiros criados pelo utilizador possam ser removidos sem aviso prévio. Depois, porque a App Files, embora abra ficheiros PDF, não permite efetuar pesquisas e anotações nos ficheiros, algo muito comum em documentos de texto.

 

 featured-section-backup-to-icloud_2x

 

Posteriormente procurei uma alternativa, sem recorrer a aplicações de terceiros. Rapidamente cheguei à App Books, ou Livros, em Português, também da Apple. Esta App permite ler e ouvir audiolivros (pagos ou gratuitos), que podem ser descarregados numa loja própria da Apple e ser organizados na Biblioteca da App. Também tem como objetivo ser um repositório de ficheiros PDF que o utilizador queira colocar dentro da App para consulta posterior. Pensava ter encontrado aqui a solução para o meu problema, no entanto após algumas horas de utilização rapidamente percebi que existem vários problemas. Ficheiros que descarreguei pensando que ficariam disponíveis para acesso mesmo quando não estivesse ligado à Internet, sem razão aparente e sem que se perceba muito bem porquê, deixam de ficar disponíveis localmente, quer no iPad, quer no iPhone.

 

Nas imagens em baixo (da esquerda para a direita) é possível verificar que com o passar do tempo, alguns dias para ser mais preciso, os 12 ficheiros que descarreguei na App Books, no iPhone, foram desaparecendo inexplicavelmente da pasta Downloaded.

IMG_6416IMG_6418

IMG_6425IMG_6474

 

Após vários dias a tentar entender o modo de funcionamento da aplicação, ao mesmo tempo que ia pesquisando soluções e efetuando alguns procedimentos que ia lendo aqui e ali, desisti de gastar tempo com esta questão. Desisti eu e desistiram muitos outros utilizadores desta App. A frustração de não conseguir aceder a ficheiros PDF anteriormente descarregados, quando realmente precisamos deles é enorme.

 

 

 

Alternativas?

Existem várias Apps na App Store da Apple, umas gratuitas e outras pagas, que fazem de uma forma muito simples aquilo que o iOS e as Apps da Apple deveriam fazer.

Uma das alternativas gratuitas é a App Documents, da Readdle. Basta instalar e importar ficheiros para a App. Simplesmente eles permanecem disponíveis para consulta, com ou sem ligação à Internet. Simples! É grátis, não necessita de criação de conta, e tem uma série de funcionalidades e opções. A grande vantagem é que pode importar para a App qualquer tipo de ficheiros, nomeadamente documentos PDF, ficheiros ZIP, fotos, vídeos, entre outros. Em relação às fotos, mais uma vez, se tiver ativada a sincronização de fotos com o iCloud e tiver definido que no dispositivo Apple são mantidas fotos com qualidade mínima, para visualizar a foto original poderá necessitar de ligação à Internet. Esta funcionalidade é excelente já que permite economizar espaço no dispositivo Apple, no entanto não permite criar exceções. Se em 1000 fotos sincronizadas com a iCloud precisar de definir que uma ou mais fotos devem estar sempre disponíveis na qualidade máxima, mesmo sem Internet, tal não é possível com a App Photos, nativa da Apple. Com a App Documents também irá deixar de ter este problema com fotos, ou com qualquer outro ficheiro.

 

IMG_6494IMG_6495

IMG_6497

 

Na App Documents pode ainda organizar os dados por pastas, compactar e descompactar ficheiros, entre outras funcionalidades mais avançadas como a integração com serviços de armazenamento na cloud como Dropbox, Google Drive, Box, OneDrive, e outros serviços de partilha de ficheiros como FTP e SharePoint. Nesta App poderá assim centralizar todos os seus ficheiros que poderá ter dispersos em vários serviços.

 

 

Páginas Relacionadas:

Apple | Guardar e editar ficheiros PDF no iPhone, iPad ou iPod touch com a app Livros

 

 

Apple Books

Readdle Documents

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: