Primavera Pssst! e Tlim-Novidades v8.30 SR8

23 08 2019

A Service Release 8 (SR8) da versão 8.30 do Primavera Pssst! e Tlim traz como principal novidade a possibilidade de instalação destes 2 produtos em sistemas operativos Linux baseados na distribuição Debian, como o Ubuntu, uma distribuição muito popular em todo o mundo. Até agora o Pssst! e Tlim, apesar de estarem disponíveis para Linux, funcionavam dentro de um sistema operativo minimalista, fechado, que “apenas” tinha como função executar as aplicações da Primavera e não permitia ao utilizador instalar e executar outras aplicações ou interagir com o sistema operativo.

 

Se um utilizador de um sistema com Pssst! ou Tlim em Linux pretendesse utilizar, por exemplo, um navegador web, uma suite de produtividade ou um software de email, tal não era possível. A partir de agora, tal como acontece em Windows, o Pssst! e Tlim podem coexistir no sistema operativo Linux com outras aplicações em simultâneo. Passam a existir 2 possibilidades diferentes de executar o Pssst! e Tlim em Linux. Através da distribuição própria da Primavera que já inclui as aplicações, como aconteceu até agora, ou através da instalação destas aplicações em outras distribuições Linux baseadas em Debian 32 bits.

 

debian-logo

 

Apesar de ter alguns pontos negativos, em comparação Windows ou macOS (o sistema operativo da Apple), o Linux é um sistema seguro, fiável e robusto que pode ser encontrado numa multiplicidade de equipamentos. Embora seja pouco utilizado no segmento Desktop, é amplamente utilizado em servidores e outros equipamentos como Smart TVs, relógios de ponto, drones, routers e outros equipamentos de rede, sistemas de entretenimento em aviões, entre outros.

 

O WinREST e PingWin, desenvolvidos pelo GrupoPIEXD, Projecto Colibri e ETPOS são alguns exemplos de software de ponto de venda desenvolvido em Portugal preparado para Linux.

 

A Primavera disponibiliza um manual de instalação, que, para além de conter todas as instruções para a instalação das aplicações Pssst! e Tlim, também explica como instalar o Ubuntu.

Manual de Instalação Pssst! & Tlim – SO Linux Debian 32bits

 

xbanners_1400

 

De realçar que o Ubuntu, assim como outras distribuições Linux para Desktop, são, por norma, gratuitas. Assim, é possível ter um sistema informático completo que inclui um sistema operativo (neste caso substituto do Windows), software de faturação Primavera e suite de escritório LibreOffice (que até determinado ponto substitui o Office da Microsoft) totalmente legal e a custo 0.

 

Apesar de ser um processo simples, a instalação do Pssst! e Tlim em Linux implica mais passos comparativamente à instalação em Windows. A instalação de periféricos, como impressoras USB, pode exigir a execução de alguns comandos no terminal do Linux. Mesmo para os utilizadores que não têm qualquer experiencia na utilização do Linux e do terminal, são operações simples de executar.

 

 

———————————————–

Fonte: PRIMAVERA Business Software Solutions

 

No âmbito da Service Release 8 foram disponibilizadas novas funcionalidades e melhorias, das quais se destacam:

 

Distribuição para Linux baseados em Debian 32bits (Certificado em Ubuntu e Elementary OS)

A partir de agora, é possível instalar as aplicações num sistema operativo Linux baseados em Debian 32 bits sem perder as funcionalidades de SO, como por exemplo:

  • Browser;
  • Cliente de mail;
  • Libreoffice.

Através desta nova distribuição, será no futuro possível disponibilizar algumas funcionalidades que até agora só eram possíveis com o Windows, nomeadamente os micro serviços de apoio à extensibilidade.

Para saber mais detalhes, sugere-se a consulta dos seguintes manuais:

 

 

Personalização das grelhas de artigos e clientes

É agora possível definir a largura de cada um dos atributos das tabelas de artigos e clientes, permitindo que exista mais espaço para descritivos mais extensos.

Esta melhoria prende-se com a necessidade evidente de visualizar descritivos mais extensos quando são utilizadas dimensões.

———————————————–

 

 

Em breve pretendo disponibilizar no artigo Primavera Pssst e Tlim–Downloads os instaladores da SR8 para Linux e Windows, assim como pretendo escrever um artigo com o passo a passo da instalação do Ubunto e Primavera Pssst!.

 

 

Artigos relacionados:

Primavera Pssst! e Tlim-Lista de equipamentos compatíveis e certificados

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: