Carista-Elimine erros e faça alteração de configurações no seu carro

24 09 2019

É muito comum que durante as intervenções realizadas pelas oficinas nos nossos veículos, algumas configurações sejam alteradas. Isto acontece porque a análise, diagnóstico e resolução de certos problemas podem implicar que os eletricistas e mecânicos tenham que efetuar alterações ou repor definições com as ferramentas de diagnóstico e configuração OBD2. Na maior parte das vezes, quando as oficinas fazem alterações às definições existentes, ou reposição das definições “de fabrica”, não têm a preocupação de voltar a configurar o sistema para que as configurações fiquem como estavam antes das alterações. Desta forma, quando o proprietário de uma viatura intervencionada começa a utilizar a mesma, poderá reparar que foram efetuadas alterações que muitas das vezes não são desejadas. Pessoalmente esta situação já aconteceu comigo uma série de vezes em diferentes oficinas.

 

IMG_0465

 

Após uma deslocação recente do meu Volkswagen Golf 5 a uma oficina, para tratar de várias situações, reparei, ainda nas instalações da mesma, que ao rodar a chave da ignição era mostrado um aviso de falha do Airbag. Segundo a oficina, que supostamente ainda não tinha reparado neste aviso, a origem do mesmo estaria no facto de ter sido necessário desligar temporariamente alguns cabos. Depois disso o sistema identificou uma anomalia no Airbag, que não desapareceu mesmo depois de os cabos terem sido religados. Seria necessário voltar posteriormente à oficina (e tal situação não era viável nos dias seguintes), uma vez que devido à hora tardia já não era possível tratar daquela questão naquele momento. Ao mesmo tempo também não pretendia deixar lá o carro, já que isso provavelmente implicaria ficar lá todo o fim de semana. Como ia precisar do carro no dia seguinte (sábado), quis trazê-lo para casa, sabendo à partida que o Carista poderia resolver a situação. Tratando-se essencialmente de uma questão de segurança, uma vez que não tinha a certeza que o Airbag, no caso de ser necessário, fosse funcionar, tinha urgência na resolução deste problema, até porque no dia seguinte iria utilizar a viatura para fazer uma viagem em autoestrada. Também ao nível da inspeção periódica obrigatória (vulgarmente conhecida pela sigla IPO), que no caso do meu carro é realizada em outubro, poderiam eventualmente existir problemas.

 

image

 

Através da funcionalidade de eliminação de erros, o erro do Airbag foi removido no dia seguinte, já em casa, de forma rápida e descomplicada. Claro está que se o erro voltasse a aparecer (não foi o caso), então aí provavelmente poderia ser mesmo um problema no Airbag e o Carista nesse caso não o iria eliminar definitivamente o erro porque ele certamente iria voltar a ser mostrado cada vez que o carro fosse ligado. No Golf 5 (e em muitos outros carros), todas as vezes que a ignição é ligada é efetuado um auto-teste a vários sistemas, entre eles, o Airbag. Durante esse teste o indicador luminoso do Airbag é ligado durante alguns instantes e desliga-se se o mesmo estiver operacional. Se o indicador se mantiver ligado após o teste, então é um sinal de alerta e requer intervenção.

 

image

 

Num outro episódio anterior, após uma outra deslocação do carro à oficina, reparei que tinha de passar a carregar duas vezes seguidas no botão de abertura das portas do comando, para abrir todas as portas do carro (1 só toque abria apenas a porta do condutor). Não pretendia manter esta configuração e o transtorno de voltar à oficina para reporem esta configuração era grande porque iria implicar bastante tempo. Utilizei o Carista para configurar o comportamento da abertura do carro. Em menos de 1 minuto ficou como anteriormente estava.

 

IMG_0092

 

Estes são apenas 2 exemplos que representam a utilidade do Carista. É um sistema simples e prático que pode ser muito útil em diversas situações, quer para diagnósticos, quer para personalização de funcionalidades.

 

Apesar de todas as suas funcionalidades e pontos positivos, sinto falta de uma funcionalidade que permita efetuar cópias de segurança de todas as configurações existentes  num determinado momento, para uma eventual reposição futura. Quem sabe se essa possibilidade não irá fazer parte de uma versão futura da App.

 

Carista

 

 

Artigos relacionados:

Adaptador OBD2 Carista (Bluetooth)

Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro

Como configurar o seu carro para trancar automaticamente todas as portas ao arrancar


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: