Primavera Express-Utilização de idiomas nos artigos

22 01 2020

O Primavera Express permite que cada artigo tenha para além da descrição base, várias descrições alternativas. Esta funcionalidade, presente no separador Idiomas da ficha do artigo, poderá ser útil em várias situações. Por exemplo quando um determinado cliente, de outra nacionalidade, pretende uma descrição diferente (na sua língua) da descrição base dos artigos. Uma das possibilidades seria o utilizador alterar a descrição principal do artigo, na ficha do mesmo, ou no Editor de Vendas, todas as vezes que fosse pretendido. O Primavera Express pode gerir esta especificidade de forma automática. Podem existir outras situações em que seja necessário configurar o sistema para gerir descrições alternativas para o mesmo artigo. Por exemplo, por uma qualquer imposição da legislação nacional ou da legislação do país do cliente, por uma questão de posicionamento de mercado, marketing, etc. Em muitas industrias, como a farmacêutica por exemplo, é muito comum o mesmo produto ter designações diferentes em cada mercado.

 

Web

 

 

Como configurar?

Tomando como exemplo uma empresa cuja atividade se dedica à comercialização de vinho, exportando para vários países, primeiramente é necessário aceder ao separador Idiomas da ficha do artigo, selecionar o idioma pretendido, e definir a descrição do artigo nesse idioma. A empresa pode pretender utilizar a designação Bottle para o mercado inglês, Botella para o mercado espanhol e Bouteille para o mercado francês.

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No separador Idiomas, deve em primeiro lugar escolher o Idioma e só depois preencher os 2 campos da descrição em baixo, já que estes são mostrados em função do idioma escolhido. Para além da descrição standard, que será utilizada nos documentos emitidos no Primavera Express é importante definir a descrição abreviada (que tem um limite de 25 caracteres) já que esta descrição poderá, conforme a configuração das séries, ser utilizada no Express POS.

 

 

Na ficha de cada cliente é necessário aceder ao separador Dados Fiscais e ativar a opção “Utiliza Idioma”, definindo o idioma pretendido.

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No caso de existir mais do que um cliente com o mesmo idioma e ser pretendido ter descrições distintas para esses clientes, então é necessário criar novos idiomas. Em Tabelas > Gerais > Terceiros > Outras Tabelas > Idiomas > poderá criar novos idiomas como por exemplo o idioma inglês EN1 para associar ao cliente inglês X, EN2 para associar ao cliente inglês Y, etc..

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Sugiro que não seja criado um novo registo nos Idiomas, tendo como base um registo já existente. Por exemplo, se aceder à ficha do registo EN e acrescentar um “2”, para criar o registo EN2, ao gravar poderá deparar-se com um erro que indica que “O registo já existe na tabela ‘dbo.IdiomasCulturas’. Para criar um novo idioma sem se deparar com este erro, clique em Novo e preencha apenas o código e a descrição do idioma gravando para finalizar.

 

 

A partir do momento em que tanto o artigo como o cliente estão configurados, ao emitir qualquer documento, após selecionar o cliente e só depois o artigo (por esta ordem), a descrição alternativa será automaticamente selecionada.

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Logicamente que a descrição alternativa também será selecionada para a impressão dos documentos, conforme a imagem em baixo demonstra.

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Esta funcionalidade também pode ser útil para contornar a imposição legal que impede que a descrição base de um artigo seja alterada se esse mesmo artigo já foi utilizado num documento certificado. Embora o Primavera Express, por ser uma versão antiga, não tenha implementado este mecanismo, é uma realidade nas versões mais recentes do Primavera. Ainda que a descrição do artigo possa ser alterada nos editores do ERP, quando emite uma fatura no Editor de Vendas por exemplo, a descrição da ficha irá permanecer sempre igual. Vamos imaginar que criou um novo artigo e introduziu a descrição com um erro sendo que apenas alguns dias mais tarde contactou que a descrição não estava correta. Se o artigo não tiver movimentos, então pode ser inativado e pode ser criado um novo artigo com a descrição correta. Se o artigo já tiver um histórico a nível de custos, stocks e movimentos, então inativar o artigo e criar outro igual poderá criar mais problemas do que aqueles que esta operação resolveria. Neste caso poderá criar um novo idioma, por exemplo com o código PT2 – Portugal, colocando na ficha do artigo, no idioma PT2, a descrição pretendida. Por fim seria necessário, em todos os clientes (ou nos pretendidos), definir o idioma PT2.


Ações

Informação

6 responses

23 01 2020
David Salgueiro

Bom dia,

peço desculpa pela intromissão, agradecia que me pudesse dar uma sugestão. A minha mãe tem uma pequena loja de artigos de decoração, linhas, tapetes, lãs etc. Até ao momento tem utilizado o Primavera Express, recebi um email da Primavera a informar que os mesmos vão abandonar o Primavera Express e quem pretender continuar a utilizar uma solução gratuita deve migrar para o Jasmin Express. Acontece que o Jasmin apenas funciona com ligação à internet e não tem Ponto de Venda. Estive a verificar as melhores soluções offline e parece-me que o Colibri será a melhor solução. Haverá outra solução que se enquadre nas minhas necessidades?

Muito obrigado,
David

25 01 2020
XpecialGUEST

Boa tarde,

O facto de a Primavera descontinuar este produto não significa que este deixe imediatamente de funcionar. O que certamente irá acontecer é que a Primavera não irá mais lançar actualizações, nem para resolução de anomalias/incorporação de novas funcionalidades, nem para dar resposta a novas obrigações fiscais.

Alternativas:
Colibri. Consulte aqui os planos disponíveis: http://www.projectocolibri.com/precos.
Eticadata E.FREE: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/11/06/e-free-eticadata/.
HansaWorld Standard Accounts: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/11/09/hansaworld-standard-accounts-aplicao-de-faturao-e-contabilidade-gratuita-para-todos-os-tipos-de-negcio/

Provavelmente existem outras alternativas offline com planos gratuitos. Se conhecer mais, indique.

28 01 2020
David Pereira

Boa tarde!
Sem estar relacionado com o assunto em questão, mas estou a precisar de uma ajuda, a minha mulher ao gravar um novo cliente desconfigurou-me o cliente indiferenciado “VD” e agora não consigo reconfigurar. como posso desfazer o engano?

28 01 2020
XpecialGUEST

Boa tarde,
Desconfigurou como? Pode ser mais especifico?
Não consegue editar a ficha desse cliente?

28 01 2020
David Pereira

Ao gravar os dados de um novo cliente, gravou-os na ficha do cliente indiferenciado que era usado como cliente final na facturação do POS. Agora quando tento apagar os dados alterados e pôr como estava, o programa não me deixa, porque tenho de gravar com um contribuinte válido. E anteriormente esta ficha de cliente não tinha qualquer contribuinte introduzido.

29 01 2020
XpecialGUEST

Desactive temporariamente a opção que obriga a que exista um NIF e que este seja válido.
Administrador > escolha a empresa em questão > Parâmetros da Empresa > Gerais > Outros.

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