PRIMAVERA Starter Express-Faturação a custo 0 no mercado Angolano

29 03 2020

Embora a Primavera tenha recentemente descontinuado o Primavera Express no mercado português, este produto (v7.6) continua a estar disponível noutros mercados, como em Espanha e Moçambique. Mais recentemente a Primavera passou também a disponibilizar um software de faturação custo 0 para o mercado angolano, com a designação PRIMAVERA Starter Express, numa versão mais recente, 9.15. Esta aplicação, que é orientada para micro empresas, startups e empresários em novo individual, apenas pode ser utilizada em empresas localizadas em Angola, existindo um mecanismo de validação a nível de software para garantir que esta imposição é cumprida.

 

image

 

O software é certificado pela Administração Geral Tributária (AGT) com o registo Nº7/AGT/2019. Tal como as restantes soluções gratuitas da Primavera, o PRIMAVERA Starter Express tem um limite de faturação, sendo gratuito até  15 000 000 Kwanzas (o equivalente a cerca de 25 250 EUR à data de 27/03/2020).

 

O software não depende de ligação à Internet para funcionar (apenas  na instalação) e está limitado a um utilizador, um posto e uma empresa. A aplicação obriga à configuração do Kwanza como moeda base. Durante os primeiros 30 dias poderá usufruir de 2 contactos de suporte gratuitos, através de email.

 

Uma nota muito importante para o facto de ser totalmente desaconselhado instalar o PRIMAVERA Starter Express num sistema que já tenha software da Primavera instalado, uma vez que existe uma grande probabilidade de criar conflitos entre versões, podendo colocar em causa a estabilidade das aplicações ou mesmo a sua operacionalidade. Como alternativa, poderá instalar o PRIMAVERA Starter Express numa máquina virtual, recorrendo por exemplo ao VirtualBox ou VMware Workstation Player (ambos gratuitos), ou instalar num outro computador que não tenha software Primavera.

 

angola-740x463

 

Para descarregar o instalador do produto aceda à página do mesmo e carregue em DOWNLOAD, preenchendo de seguida o formulário. Devem ser utilizados dados reais (que vão ser utilizados para gerar a licença), inclusive o endereço de email, para onde irá ser enviado um email com a confirmação da subscrição e a licença em anexo, assim como um link para descarregar o instalador.

 

 

Instalação

A instalação é efetuada através de um assistente, que guia o utilizador durante este processo. Nesta fase é necessária ligação à Internet. Apesar de ser mais complexa do que a instalação do Primavera Express 7.6, o processo é mais simplificado quando comparado com o processo de instalação do ERP da Primavera, que é normalmente efetuado por parceiros.

 

Em Installation Type, apesar de poderem estar disponíveis várias opções, escolha “New installation for a single computer”. A segunda opção, que permite alterar a pasta da instalação, deve ficar inalterada.

image

Em Advanced Configurations o utilizador poderá, se desejar, visualizar ou personalizar os parâmetros relacionados com o SQL Server, nomeadamente optar por instalar uma nova instância de dados ou utilizar uma instância já existente.

 

Ao avançar, o instalador irá descarregar os dados necessários para a instalação do produto, nomeadamente VBA, Crystal Reports , SQL Server e logicamente os módulos do software da Primavera.

image

O processo poderá ser demorado, conforme a velocidade da ligação à Internet e a capacidade de processamento do equipamento.

image

Se durante a instalação tiver existido algum erro, poderá carregar em Installation Log para ter acesso a todo o registo de operações efetuadas pelo instalador. Útil para despiste de problemas.

 

Ao carregar em Start, é iniciado agora o Assistente de Inicialização da Plataforma PRIMAVERA.

image

Escolha o idioma pretendido para o interface da aplicação e posteriormente responda se pretende criar uma empresa nova nesta fase.

image

Neste caso, para efeitos de criação deste artigo, optei por criar a empresa neste momento. Apesar de ser possível definir qualquer país, como indiquei em cima, defina Angola em País e Localização da Sede.

image

A plataforma será agora inicializada.

image

Deverá agora configurar um utilizador para acesso ao sistema. Este será o super administrador, que é o utilizador com permissões mais elevadas no sistema.

image

No passo seguinte é automaticamente selecionada a licença. Note que o País já está definido para AO (Angola). Esta licença, apesar de ser gratuita, tem uma data de expiração, que neste exemplo é de 25-03-2030.

image

Apesar de no email que foi enviado após ter preenchido o formulário existir um ficheiro de licenciamento (.lic) em anexo, o próprio assistente trata automaticamente desta questão.

image

O assistente termina aqui a sua função.

 

 

Arranque das aplicações

Primeiro acesso à aplicação, neste caso, ao Administrador. Aqui é necessário ter em conta que o utilizador sugerido no respetivo campo é o utilizador do Windows. Neste caso, como não coincide com o utilizador que defini num dos passos anteriores, foi necessário alterar para cmoreira.

image

Após colocar a password, se ambos os dados estiverem corretos, o acesso é efetuado. De seguida poderá ser mostrada a seguinte mensagem.

image

Após carregar em Fechar, irá ser mostrado o evento em questão:

“A Configuração de E-Mail não foi efetuada. Deve completar a configuração nos Parâmetros da Instalação.” Poderá ignorar esta mensagem, já que não é importante e não irá influenciar na utilização da aplicação. No entanto, se pretender configurar o envio de emails para ser notificado por esta via relativamente a eventos do sistema, poderá aceder a Sistema > Parâmetros de Instalação > separador Email.

 

Ainda no Administrador, deverá efetuar as configurações:

Menu Utilizadores > selecionar o utilizador criado anteriormente através do assistente > duplo clique > preencher dados do mesmo.

Empresas > selecionar a empresa com o código que anteriormente definiu no assistente > preencher os dados necessários e essenciais.

 

 

Para executar o Starter ERP, execute o ao atalho correspondente. O primeiro acesso poderá ser mais demorado que o normal porque podem ser executadas algumas operações na base de dados.

image

Poderá agora começar a utilizar a aplicação. Se esta é a primeira vez que está a utilizar software Primavera, leia o máximo de documentação possível para tirar o maior partido das funcionalidades existentes.

 

 

Documentação do produto:

  • Menu Ajuda (canto superior direito) > Ajuda.
  • A ajuda “offline”, pode encontrar-se (instalação default) em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SG900\Apl\ERP900LS_2070.chm.
  • Administrador > Menu Ajuda > Questões Frequentes (FAQ).

 

 

Contactos da PRIMAVERA específicos para este produto:

 

 

Requisitos de Software:

image

Requisitos de Software dos Produtos PRIMAVERA

 

 

A versão 9.15 é naturalmente uma evolução de versões anteriores, nomeadamente a v7.6, de forma que muitos artigos deste Blog podem enquadrar-se, total  ou parcialmente, neste novo produto/versão. No futuro está previsto escrever novos conteúdos no Blog relacionados com o PRIMAVERA Starter Express.


Ações

Informação

2 responses

30 03 2020
victor

Bom dia. Pelo que entendi, é completamente impossivel adaptar este produto ao mercado nacional. certo?

30 03 2020
XpecialGUEST

Correto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: