Quem sou eu?
O meu nome é Carlos Moreira e sou natural de Vila Real, Portugal.
Os meus interesses pessoais centram-se maioritariamente nas áreas da tecnologia e economia. Gosto particularmente de Impressão 3D, mobilidade elétrica, aeronaves não tripuladas (drones), sistemas ERP e macroeconomia.
Embora a minha formação académica seja na área da Gestão de Empresas, grande parte do meu percurso profissional esteve ligado ao sector das Tecnologias de Informação. Nos últimos anos exerci funções de Consultor Funcional ERP numa grande consultora nacional.
Como profissional, a melhoria contínua é um dos pilares basilares que norteia os meus objetivos. Ao longo do tempo obtive várias certificações de vários fabricantes, com destaque para PrimaveraBSS, Microsoft Certified Systems Associate (MCSA) e Cisco Certified Network Associate (CCNA).
Este blog nasceu em 2006, na altura sem nenhum propósito especifico quanto ao tema. Com o passar do tempo foi ganhando vida através de muito esforço e dedicação. Através dele partilho experiencias e conhecimento com o mundo.
“Vá até onde puder ver; quando lá chegar poderá ver ainda mais longe.”
Obrigado por visitar o Blog :)
Galeria de fotografias no Flickr
Galeria de fotografias no Olhares
Email: clsmoreira@gmail.com
Porquê o nome invisibleflamelight?
Quando o Blog foi criado, em 2006, este não tinha um objetivo concreto e por esse motivo o nome e endereço escolhidos não poderiam restringir os temas e conteúdos que viriam a ser abordados posteriormente (…isto é, a titulo de exemplo, não fazia nem continua a fazer sentido criar um Blog com o nome “MaisFutebol” quando os conteúdos que vão ser publicados estão na totalidade ou em parte relacionados com política).
De 2006 a 2009, o Blog esteve a “marinar”, sem atividade. Apenas em 2009 comecei a publicar artigos de forma regular.
Porque não alterar o nome do Blog, renovar aspecto do mesmo, ter um domínio próprio? O meu objetivo é passar mais tempo a criar e partilhar conteúdos e responder a comentários e menos tempo a “gerir” o Blog e a tratar de questões de “bastidores”. Na realidade neste momento o esforço para gerir o Blog é mínimo. O Blog está alojado na plataforma wordpress.com de modo que não necessito de me preocupar com nada (versões, backups, segurança, bla bla bla) a não ser publicar conteúdos e responder a comentários. Durante todo o tempo de atividade, os problemas com o Blog, ao nível de disponibilidade, erros e performance resumem-se a zero. Recomendo vivamente a plataforma de publicação de conteúdos wordpress.com.
Informações sobre o Blog e os seus conteúdos.
Todos os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Não são utilizados conteúdos provenientes de outros meios, sem as respectivas autorizações dos respectivos autores ou sem referir as respectivas fontes.
Tento criar conteúdos exclusivos, procurando utilizar uma linguagem descontraída e informal para tornar a leitura atrativa e fácil para os visitantes.
Este blog utiliza WordPress como plataforma de publicação de conteúdos. Para a edição dos artigos publicados é normalmente utilizado o Windows Live Writer. Algumas das imagens ilustrativas que dão inicio a alguns posts são em grande parte retiradas do repositório de conteúdos digitais Corbis, sendo editadas e/ou redimensionadas utilizando o Microsoft Paint e Snagit ou aplicações similares.
Factos, informações de cariz técnico, ou outras informações de relevo são normalmente obtidas na enciclopédia online Wikipédia.
Qual é o objetivo do Blog?
O principal objetivo é fornecer e partilhar informação e conhecimento de áreas e temas do meu interesse, maioritariamente relacionados com as áreas de tecnologia, nomeadamente bases de dados, sistemas de faturação e ERP, impressão 3D, redes, etc. Pontualmente são publicados artigos relacionados com outras áreas como turismo, contabilidade e finanças, entre outras.
Não é o objectivo deste Blog…
Este Blog não tem como finalidade prestar serviços de consultoria e suporte personalizados, nem de forma gratuita nem de forma paga. Este Blog também não tem por objetivo conquistar clientes para o que quer que seja. O Blog não tem qualquer ligação nem é propriedade de nenhuma empresa.
Atualmente (ainda) continua a ser possível responder a todos os comentários dos visitantes, ainda que nem sempre seja no menor espaço de tempo possível nem com as respostas mais satisfatórias. São colocados pelos visitantes muitos comentários com pedidos de ajuda e suporte, principalmente relacionados com o ERP Primavera. Por razões diversas, a resposta a muitos desses comentários é a sugestão para o contacto com o suporte desse fabricante.
(novo) Acordo ortográfico?!!!!
O que é isso?!?! :) O novo acordo ortográfico ainda não chegou a este Blog pelo que pode encontrar artigos escritos ao abrigo do novo acordo ortográfico, artigos em que o novo acordo ortográfico é ignorado, artigos mistos em que existem palavras escritas ao abrigo do novo acordo ortográfico e outras palavras escritas pela ortografia antiga. Estamos à procura de um copywriter para revisão de textos:)
Contacto
Caso tenha dúvidas, queira partilhar uma ideia ou opinião ou queira fazer uma sugestão envie uma mensagem. Utilize também este formulário para publicidade e parcerias.
(não utilize este formulário para contactos relacionados com esclarecimento de dúvidas, pedidos de ajuda, ou outro tipo de mensagens relacionadas com suporte)
hoje em dia, por razões óbvias, é difícil ver blog’s com esta qualidade pela internet fora!
Parabéns por este belo trabalho.
Continuem.
Obrigado…
Quero deixar os meus agradecimentos por este excelente blog e pelo tempo investido a ajudar os utilizadores de ERP.
Um abraço!
I really love the topic that you shared. Thank you for posting.
Boa tarde.Instalei o Primavera Express e depois de estar tudo configurado ao criar facturas e recibos quando clico em imprimir, não aparece qualquer janela a dizer para imprimir. A impressora está presente mas não imprime nada. Da única vez que aparece janela, é na reimpressão de documentos em que o soft diz “pretende imprimir 1 documento?” eu clico em sim e nada. Gostaria que me pudesse ajudar porque já se está a tornar uma dor de cabeça. Ah, a impressora imprime outros documentos, tipo Word, PDF, etc. Desde já agradecido pela atenção e ajuda. Cumprimentos
Boa noite.
Verifique em Sistema > Preferências > Configurar Impressora, se a impressora está configurada aí. Não irá aparecer nada no ecrã, se a opção pré-visualizar os documentos estiver desactivada.
Carlos
Bom dia,
Peço desculpa se n é o local correcto para tirar uma dúvida. É possível a utilização de Armazéns no Primavera Express?
Cumprimentos,
Rodrigo Lopes
Boa tarde.
Não é possível.
Carlos
Boa noite,
Antes de mais parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste blog. Descobri a uns dias e tornei leitor do feed ;)
Gostaria de colocar uma questão.
Visto que agora algumas empresas vão necessitar de actualizar do Express para uma versão paga, qual seria a melhor forma de importar os dados do express para a versão paga.
Muito obrigado.
Boa tarde.
Se importar o backup gerado pelo Express, na V7x, a base de dados será actualizada, à partida, sem nenhum problema.
Carlos
Parabéns pelo excelente blog que têm sido de uma ajuda enorme com o primavera express.
Ao tentar aceder ao artigo
“Primavera Express–Introduzir o modo de pagamento por transferência bancária” aparece como protegido e pede uma palavra pass.
Gostava muito de ler o artigo em questão, será que me pode ser disponibilizada a passwrod?
Obrigado
Já está com acesso directo.
Carlos
Parabéns pelo Excelente Blog!
Boa tarde,
Antes de mais quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho, dedicação e partilha neste espaço.
Permita-lhe que lhe peça uma opinião. Tenho uma pequena base da dados .dbf com cerca de 4000 artigos, fruto de um ERP antigo (baseado em MS-DOS), a qual preciso de converter para funcionar num ERP actualizado, mas gratuito. Dadas as características da empresa, a certificação DGCI não será necessária. Assim, estou indeciso entre o Gescom e o Primavera Express. Pedia que me aconselhasse, tendo em conta as características dos programas, bem como a facilidade de importação da BD existente para a necessária. Outra sugestão será igualmente bem vinda.
Já agora, um pequena orientação de como fazer a mesma importação.
Obrigado.
Boa tarde,
Em relação ao Primavera Express, ele não tem nenhum assistente de importação de dados. Quanto às restantes aplicações que conheço, gratuitas, não sei se têm algum assistente para esse efeito. Em caso negativo poderá sempre perguntar à empresa que produz a aplicação se eles o podem fazer.
Como apenas conheço mais a fundo, o Primavera Express, não consigo ter uma opinião formada sobre qual o melhor, até porque isso é sempre muito subjectivo. Mais uma vez, teste cada uma e tire as suas conclusões.
Veja este comparativo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/04/06/sistemas-de-facturao-a-custo-0-comparativo/.
Carlos
O gescom tem importador de dados de outras fontes, acho que também é gratis
Boa tarde, o meu nome é Soraia Martins e sou sócia de uma micro-empresa que utiliza o Primavera Express. Como dignas “ignorantes” do assunto que somos, não foi feito o backup das facturas que já tinham sido lançadas desde Abril deste ano, e quando o computador no qual o Primavera estava instalado avariou ficámos sem programa e sem nada, apenas com as facturas em triplicado em formato PDF. Ora, o que eu gostaria de saber é se há hipótese de, no novo programa instalado, começar a introduzir facturas a partir da última (exemplo: a última foi a 16/2012 e agora começaríamos pela 17/2012 e não pela 1/2012). Desde já os meus parabéns pelo blog pois tem feito maravilhas a muitíssima gente que se vê embrulhada nos confins do Primavera :)
Boa noite,
Em Tabelas > Vendas > Documentos > na janela que abre carregue em listas > escolha a única que existe “Documento Vendas” > abrirá uma tabela com todos os documentos de venda > abra documento a documento e… > no separador Séries, seleccione a série para a qual deseja indicar o numerador do ultimo documento emitido > no campo Último Documento insira o último documento emitido. Grave para concluir.
Cumprimentos
Boa noite, Sr Carlos.
É o seguinte: instalei a nova actualização da Primavera V7,5 com a fatura simplificada e tenho uma impressora de talões Epson TM U220 PD. No POS quando quero imprimir uma FS, ela só imprime em A4 na tal impressora. É possivel imprimir um talão no POS ?
Outra pergunta: no fecho de caixa, não fica contabilizado as vendas do dia ?
Desde já obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos.
boa tarde tenho um pos primera Express 7.5 e ao por o valor para emitir uma fatura dá-me sempre valores errados nos arredondamentos.
Com cumprimentos
Boa Tarde, desde já parabéns pelo blog.
Sou mais um dos utilizadores do Primavera Exp 7.5 mas tenho 2 dúvidas básicas, tem a ver com nºs série..ainda não fiz nenhum documento,
1 – ainda é possível ter apenas uma séria para todos os anos ? ou tenho de criar sempre uma todos os anos ?
se sim este vosso artigo ainda está válido
“Uma única Série, com um código não identificativo, como por exemplo “Série 1” com inicio no ano 2000 e termino em 3000. A numeração é sempre continua e não existe o conceito de série/ano”
tenho de usar o Assistente ( aonde encontro na ultima versão ?) ?
ou posso simplesmente ir a Tabelas— Fac — ( série 2012 por defeito)
e alterar o nome para Série 1 e alterar limite máximo data para 2080 por ex.
2 – ultima factura 12-12-2012 …… Nº 54/2012 ( série 2012)
criando uma série nova todos os anos é possível começar uma nova série neste caso 2013 mas com a numeração a começar em vez de 1… começar em 100 ?
cpts e obrigado
Miguel
Resolvido, encontrei o Assistente e funcionou..
Os meus parabéns pelo blog, é devido a estes blogs que cada vez mais os utilizadores estão mais exigentes e ainda bem…
Espero que sim além deste blog, o softwareempt.wordpress.com
Abraço a todos…
Hugo
Obrigado pelo comentário. Adicionei o teu blog aos links da barra lateral direita. Está muito interessante. Continua.
Obrigado Caríssimo, espero que gostem… Irei fazer por isso! Obrigado também pela publicidade e sempre que precisares de algo em Primavera diz… Abraço
Estou a tentar inserir a BD do BSS para o PE, mas diz que não existe BD.
Será que alguem me pode ajudar?
Com a informação que fornece duvido que alguém consiga ajudar!!
“A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série ‘2012’ ”
Como posso resolver este erro no primavera express V7? Surge quando vou gravar ou imprimir faturas simplificadas…
VDR, não existe como documento, ou está escondido…
Consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/
Boa tarde.
Antes de mais parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido.
Sendo utilizador da versão gratuita do Primavera (Primavera Express), deparo-me com a seguinte situação. Quanto tento editar ou criar um novo artigo, deparamo-me com a seguinte mensagem ao clicar em gravar.
“547: The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint “Artigo_ArmazemLocalizacoes_FK”. The conflict occurred in database “PRIDEMO”, table “dbo.ArmazemLocalizacoes”.”
Ja procurei por todo lado mas não consigo perceber qual será o problema, assim, ja em fase de despero, gostaria de saber se me podem ajudar.
Com a ajuda de um amigo ja acedemos à Base de Dados e não tenho nada na tabela ArmazemLocalizacoes.
Continuem com o excelente trabalho.
Obrigado.
Bo noite,
Essa situação ocorreu após alguma actualização, ou acontece desde sempre?
Se a base de dados for nova, sem dados, sugiro que crie uma nova para testar, caso contrário contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos
Boa noite,
Desde já muitos parabéns pelo Blog. Tem-me sido muito útil e poupado dores de cabeça com o software de facturação na aventura de criar uma empresa.
Por engano emiti um documento de “adiantamento de cliente” que já não tem validade legal. Só que agora não consigo de forma alguma retirá-lo da conta corrente do cliente. Alguma ideia de como poderei resolver este assunto?
Muito obrigado
esqueci-me de dizer mas uso a versão starter easy da primaver
Tendo em conta a minha resposta anterior, o procedimento é o mesmo. O Starter Easy e o Express são “equivalentes”.
Boa tarde,
No editor de Contas Correntes, após seleccionar o cliente e carregar em Actualizar, deve ter um documento ADC, que será o adiantamento efectuado anteriormente. Nessa mesma linha, desse documento, na coluna Num. Doc. carregue com o botão direito e escolha a opção Drill-Down. Abrirá uma nova janela que tem um botão “Anular”. Se o anular desaparecerá de conta corrente.
Cumprimentos
Bom dia,
Gostava de adicionar à fatura do Primavera Express um campo que está na tabela Clientes. Contudo esta tabela não está presente quando abro o .rpt no crystal reports e não tenho a password para aceder à base de dados PRIEXPRESS750 (a chave PRIMAVERA não funciona). Há alguma forma de adicionar a tabela?
Cumprimentos
Boa tarde.
Eu atualizei para a versão 7.5001.1318 e agora surge-me esta mensagem quando pretendo imprimir o documento: Erro na impressão.
Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GcpVls12.rpt.
The ) is missing.
Alguém me pode informar o que fazer?
Boa noite,
No comentário anterior eu sugeria actualizar. No entanto agora, neste seu comentário verifico que tem a última versão. O mapa que está a utilizar foi personalizado com o Crystal Reports, ou é o mapa default da aplicação? Ja testou alterar o mapa de impressão, para um outro diferente do GcpVls12.rpt? Para ajuda consulte o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
Boa tarde.
Gostaria de colocar uma questão relativa ao Primavera Express 7.5.
Com esta versão é possível emitir Notas de Devolução a fornecedores. Tenho um fornecedor que me está a pedir uma Nota de Devolução a acompanhar o envio de um artigo recebido com defeito.
Agradeço a ajuda que me possam dar.
Carlos
Boa tarde,
O PE não tem documentos de compra (de e para fornecedores), só de venda.
Cumprimentos
Boa tarde, criei por lapso uma Nota de Débito em troca de uma Nota de Crédito no Primavera Express. Quando tentei editar a ND de forma a colocá-la com valor 0 a opção desbloquear não aparece. Alguma forma de contornar esta situação?
Precisava de conseguir eliminá-la e criar a NC para poder encerrar as contas anuais.
Obrigado.
Boa noite,
No Primavera Express 7.5 não consegue alterar nem anular documentos, nem certificados. Deve emitir um documento de natureza contrária, neste caso, emitir uma Nota de Crédito.
Posteriormente, na conta corrente poderá “juntar” a ND e a NC e efectuar uma regularização de clientes (Cenário 5 no artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/). Para finalizar emita a NC “definitiva”.
Cumprimentos
Bom dia, eu tenho instalado o primavera express 7.60 num computador com windows 7 32-bit há algum tempo sem problemas a instalar ou a correr a aplicação. Entretanto, adquiri um computador novo com o windows 8 64-bit para qual fiz o upgrade para windows 8.1 64-bit (através de Windows Update), para qual pretendo migrar a base de dados do computador antigo. O problema é que já tentei instalar por diversas vezes o primavera express 7.60 no novo computador (com Windows 8.1 64-bit) e no final da instalação devolve sempre o erro: login failed for user ‘sa’. Isto é, instala o SQL Server 2008 Express mas depois não prossegue com a instalação por causa desse erro. Já experimentei com o SQL server 2008 que vem com a instalação do primavera express como também com o sql server express 2014. Não consigo executar o primavera express por devolve sempre esse erro. Podem dar-me uma ajuda / solução para este problema? Obrigado! Cumprimentos!
Boa noite,
Deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos
Boa tarde. Estou a ter um probelma com o primavera express 6.4, que ainda não consegui uma forma de resolver o erro. Ao fazer fecho de caixa, leva um tempo a processar e depois da a seguinte mensagem de erro “Runtime error 2147217871 (80040e31) tempo de espera expirou. já fiz algumas pesquisas e até agora não encontrei nada que resolve se o erro.
Boa tarde,
Que versão tem? Penso que á última build da v6.40 é a 06.4001.1094, que poderá descarregar aqui:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/03/primavera-express-v6-download/
Se o problema não ficar ultrapassado, sugiro:
– Reiniciar o computador.
– Contacto com o suporte da Primavera.
Olá bom dia,
Desde já os meu parabéns pelo blog.
Eu queria fazer um saft global do primavera express v7,60 mas não sei como o fazer. Necessito do saft global para importar para outro programa de faturação. Consegue-me ajudar por favor ?
Olá, Bom dia.
Uso o primavera express free. Queria mudar o nome do computador onde está instalado, mas quando o faço o programa deixa de funcionar. Sabe como o poderei fazer?
Obrigado por este site que já me ajudou em muitas dúvidas sobre o programa.
Voltei a tentar este método e desta vez resultou (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/08/03/primavera-express-v7-50-problema-com-licenciamento-no-arranque-da-aplicao/)
Obrigado!
[…] About […]
TLIM EXPRESS AO REGISTRAR VENDA NAO APARECE JANELA PARA VALOR RECEBIDO E DE TROCO
TLIM EXPRESS AO REGISTRAR VENDA NÃO APARECE JANELA PARA VALOR RECEBIDO E DE TROCO poderiam me ajudar