A XD é uma empresa portuguesa, sediada no Porto, com filiais em Espanha e no Brasil, marcando presença no mercado dos PALOP. Desenvolve software de gestão e está focada nos sectores do retalho, restauração e similares, apostando igualmente em outras áreas de negócio (stands, oficinas, empresas de informática e reparações).
Procurando constantemente a inovação, algumas aplicações estão disponíveis para vários sistemas operativos, como Windows, Linux e OS X, Android e iOS.
Ao nível da tecnologia de bases de dados as soluções da XD estão preparadas para utilizar Sqlite, MySQL e MariaDB.
Uma das soluções disponibilizadas pela XD é o XD STARTUP, versão gratuita para empresários com faturação trimestral até 7.500€ e máximo de 30.000€ / ano.
Trata-se de uma aplicação monoposto, mono-utilizador e funciona exclusivamente com base de dados local.
Ao nível das funcionalidades não inclui Avenças, Configurador de Documentos, Comissões e Séries de Documentos. Em contrapartida, e em comparação com outras aplicações gratuitas, gere Fornecedores e Compras.
Faça o download do software aqui. Poderá também solicitar a licença, através de preenchimento do formulário. A licença é necessária para a utilização da aplicação em modo “real”. Após o download, a instalação da aplicação é muito simples, até porque instala de forma integrada o motor da base de dados. No assistente de instalação, para utilizadores menos experientes, todas as opções apresentadas não devem ser alteradas.
Passo 1
Após a instalação escolher o idioma da aplicação.
Passo 2
Escolher o template da empresa.
Passo 3
Partindo do principio que não existiram alterações às opções presentes no assistente de instalação, é efetuada a conexão com o servidor de base de dados.
Passo 4
Escolher um utilizador e alterar a password.
Passo 5
Deve permitir o acesso caso surja uma mensagem da Firewall do Windows.
Passo 6
Poderá surgir uma outra mensagem relacionada com o facto de o Active Protection não estar ativo, uma vez que a aplicação ainda não está licenciada. Basta fechar este aviso no canto superior direito.
Assim que a licença for importada, o serviço XD ACTIVE PROTECION ficará ativo por um ano, o que permitirá atualizar a aplicação, quer para receber novas funcionalidades “funcionais” e fiscais, assim como atualizações que incorporam resolução de anomalias e melhorias.
Por fim, tem agora acesso ao ambiente de trabalho da aplicação, que de resto é muito agradável e intuitivo.
Passo 7
Recebendo a licença por email, basta indicar o caminho da mesma no ecrã inicial de login.
Passo 8
No primeiro acesso após o licenciamento deverá surgir uma mensagem relacionada com o facto de o limite de faturação ter sido excedido na empresa de demonstração. Se pretende utilizar a aplicação em “modo real”, deverá criar uma nova base de dados (instruções em baixo).
Passo 9
Se o objetivo é testar a aplicação a 100% (com a possibilidade de registar novos documentos de venda), sem ter que criar uma nova base de dados, poderá eliminar os movimentos mantendo intactas as tabelas e configurações.
Execute a opção Limpar Movimentos e introduza a senha, que é constituída por xdpartner+data atual, no formato ddmmaaaa (exemplo: “xdpartner27082016”).
Passo 10
Os dados existentes na aplicação são fictícios e servem para explorar a aplicação sem a necessidade de criar uma nova empresa, para utilização real. No entanto, se o propósito for esse mesmo, criar uma empresa real, será necessário criar uma nova base de dados. Para o efeito, deve fechar a aplicação, aceder à pasta onde a aplicação está instalada e editar, com o Bloco de Notas, o ficheiro xd.ini, que se encontra na pasta cfg. Em DBNAME é necessário colocar o nome da nova base de dados, à escolha do utilizador. É aconselhável colocar um nome curto, sem espaços, acentuação ou caracteres especiais.
Existe um segundo método para criar uma nova base de dados, que passa por aceder a Sistema > BD Sistema > alterar o campo Nome BD > Testar > Confirmar.
Passo 11
Após gravar a alteração e iniciar a aplicação, será mostrado um assistente onde é necessário indicar que pretendemos criar uma nova base de dados vazia. Para empresas sediadas nos Açores e na Madeira é necessário alterar o campo que tem PT selecionado, para a opção correspondente.
Passo 12
Seguidamente aparece uma mensagem relacionada com o licenciamento, que deve aceitar carregando no botão continuar.
Passo 13
No canto inferior direito poderá surgir uma mensagem a indicar que existem atualizações. Se anteriormente não licenciou a aplicação, e até isso ser feito, não deve avançar com atualizações, pois poderá ficar impedido de aceder à aplicação até licenciar a mesma.
Algumas imagens da aplicação
Ficha de entidade
Ficha de artigo
Emissão de documento de venda
Agenda
Campanhas de promoções (em que é possível definir que após a compra de X unidades é aplicado X% de desconto)
Editor de Reporting
Utilização de um webservice para obter dados de entidades, após preencher o NIF
Dashboards
Business Intelligence
Integração com mapas
O site da XD tem muitos recursos que podem ser descarregados sem registo, como instaladores das diversas aplicações, manuais diversos, documentação relacionada, vídeo-tutoriais, etc.
A aplicação cumpre com as atuis regras em vigor quer ao nível do SAFT, comunicação de inventário e documentos de transporte à AT, ecotaxas, RAL (Resolução Alternativa de Litígios de Consumo), etc..
O XD STARTUP conta com algumas funcionalidades avançadas e diferenciadoras que não é comum ver neste tipo de soluções, tais como:
- Possibilidade de extensibilidade recorrendo a desenvolvimento em código C#, criação de tabelas e campos adicionais.
- Possibilidade de importação de dados de clientes e artigos através de ficheiro SAFT.
- Possibilidade de importar dados de aplicações da SAGE.
- Dashboards personalizáveis.
- Agenda.
- Integração com Google Maps.
- Importação de dados de PDT (terminal de recolha de dados).
- Emissão de talões de oferta.
- Possibilidade de assinar documentos com um certificado digital (faturação electrónica).
- Arquivo digital que permite guardar documentos e ficheiros.
- Comunicação com um webservice para obter dados de entidades através do seu NIF.
- IVA de Caixa.
- Tratamento de bens usados ao nível da formula de apuramento do IVA.
- CRM.
- Business Intelligence.
- Acesso a suporte remoto direto, dentro da aplicação.
- Atualizações automáticas.
- Calculadora.
O XD STARTUP é uma aplicação tecnologicamente muito avançada que oferece um conjunto de funcionalidades muito interessantes. É um excelente começo para quem está a criar uma nova empresa e não tem recursos para fazer um investimento inicial. Posteriormente poderá evoluir para a versão UNLIMITED mantendo toda a informação, adquirindo apenas uma nova licença.
Recomenda-se que a aplicação seja executada num sistema com alguma capacidade de processamento e que seja utilizado um ecrã e resolução de dimensões acima da média para uma melhor experiencia de utilização.
Recursos XD
http://xdsoftware.com/xdgc/manuais-videos.php#prettyPhoto
http://xdsoftware.com/xdgc/caracteristicas.php
https://www.facebook.com/XDportugal
Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/01/10/xd-startup-software-de-faturao-gratuito/
A oferecer software devem ir longe, aliás já ouvi falar de que estão á venda.
Várias empresas têm versões gratuitas, como por exemplo: Primavera, Inforlider, etc.
A ideia é permitir que as pessoas possam ver como o software funciona em cenários reais, e depois, caso as pessoas gostem do software, esperar que elas comprem as versões com mais funcionalidades.
As demonstrações que algumas empresas fazem não chegam, de forma alguma, para verificar se o software é o mais apropriado para a empresa.
Nós só conseguimos descobrir aquelas pequenas coisas irritantes depois de usar um software durante algumas semanas…
Olá outra vez…
Posso dar uma sugestão para um artigo?
Eu penso que seria interessante e informativo escrever um artigo sobre os chamados contratos de “manutenção/actualização”.
Eu coloco manutenção/actualização entre aspas porque na realidade as empresas estão a associar funcionalidades a este contratos.
Muitas empresas de software ligam a comunicação de documentos de transporte via Webservice à existência de um contracto de “manutenção/actualização” em vigor.
Esta mistura de conceitos ligada à falta de informação dos clientes gera vários problemas para todos os envolvidos. Muitas os clientes sentem-se enganados, revoltados porque não se aperceberam disto quando compraram o software.
JC
Não é uma imposição legal o soficarei comunicar via Web services os documentos de transporte, logo é perfeitamente natural cobrar por uma funcionalidade que facilita o trabalho. Outra coisa já seria a aplicação não gerar o SAF-T se não tiver contrato de manutenção …
Bom dia,
Não creio que este assunto seja motivo para um artigo :)
São práticas comerciais e cada empresa tem as suas. Desde que o cliente tenha conhecimento prévio do que está a comprar e/ou subscrever, dos contratos e respetivos detalhes, tal não deveria constituir um problema.
Sim, concordo consigo quando diz que são práticas comerciais.
Mas o problema é que demasiadas pessoas desconhecem o que está associado aos contratos.
Eu já foi abordado por vários conhecidos que me perguntavam porque carga d’água o revendedor iria a cobrar um valor anual.
Com base na minha experiência, pagar primeiro e perguntar depois é muito comum no que toca ao software.
Dêem um olhadela às críticas que aparecem nas páginas do Facebook das empresas de software.
Seja como for, era apenas uma sugestão.
JC
Alguém sabe como é que se edita os comentários.
Detectei dois erros nos meus comentários que me estão a deixar doido :))
Como assim?
Esta versão permite gestão de stock?
Julgo que sim. Confirme com a XD.