Apple Pay em Portugal? Sim, já é possível utilizar…

14 10 2018

Recentemente o Macnifico, um site português dedicado ao mundo Apple, publicou o artigo Boon: A aplicação que permite usar o Apple Pay em Portugal que explica como utilizar a tecnologia de pagamentos da Apple em Portugal.

 

Esta tecnologia permite utilizar um dispositivo Apple, como um iPhone ou Apple Watch, para efetuar pagamentos em qualquer terminal que esteja preparado para o efeito, isto é, que aceite pagamentos contactless*. Portanto, onde for possível pagar com um cartão contactless, em que não é necessário introduzir o cartão no terminal de pagamento automático (TPA) nem colocar o PIN, deverá será possível utilizar o Apple Pay**. Não é necessária conectividade com a Internet para efetuar um pagamento, o que é uma grande vantagem. O Apple Pay pode ser utilizado em lojas físicas (apenas para pagamentos com o iPhone e Watch), mas também em transportes públicos, compras através da Internet e também na App Store da Apple, sempre que essa possibilidade for disponibilizada.

 

 IMG_1072

 

Nem todos os dispositivos Apple estão preparados para o Apple Pay. No que diz respeito ao iPhone, apenas o SE ou modelos posteriores são compatíveis. Quanto a outros equipamentos Apple, nomeadamente iPad, Apple Watch e Mac, consulte a lista aqui.

 

Oficialmente o Apple Pay não está ainda disponível em Portugal. Nesta página da Apple poderá conhecer todas as entidades financeiras, por país, que suportam o Apple Pay. Esta tecnologia, a par de outras, como a Siri em português de Portugal por exemplo, ainda não são disponibilizadas no nosso país o que acaba por ser frustrante para muitos utilizadores Apple. O facto de Portugal não constar da lista de países onde já é possível utilizar o Apple Pay não significa que esta tecnologia não possa ser utilizada neste momento. Ou seja, é uma meia verdade. Isto porque já é possível utilizar o Apple Pay, mas não com nenhum cartão bancário de nenhuma entidade financeira portuguesa. Essa é a questão. Ou por falta de interesse da Apple, ou das entidades financeiras portuguesas, ou de ambas, o facto é que esta tecnologia tarda em chegar a Portugal.

 

No artigo da Macnifico é explicado, e muito bem, como contornar esta questão. Para isso é utilizado um cartão virtual, designado boon.. Portanto, em vez de o Apple Pay utilizar os dados de um cartão físico de uma entidade financeira portuguesa, utiliza os dados de um cartão virtual, de uma entidade financeira de outro país. É utilizada a tecnologia NFC (Near Field Communication) que permite a troca de dados entre dois dispositivos que estejam próximos um do outro, não necessitando de qualquer ligação à Internet por parte do equipamento da Apple.  Esta tecnologia já é utilizada em muitos cartões bancários contactless, cada vez mais usuais no mercado português. Para além de cartões pré-pagos, como é o caso do boon. (boon. by Wirecard), também é possível adicionar cartões de crédito e débito ao Apple Pay.

 

ApplePay

 

O modo de funcionamento é semelhante à funcionalidade de pagamentos do MB WAY. A questão é que o MB WAY só permite fazer pagamentos contactless, utilizando o NFC, em equipamentos Android. A Apple restringe a utilização da tecnologia NFC dos seus equipamentos ao Apple Pay. O sistema MB WAY também permite efetuar pagamentos com equipamentos Apple em terminais de pagamento, mas recorre a um sistema que utiliza o sistema QR Code ao invés do NFC, pelas razões que expliquei em cima.

 

O cartão boon. precisa de ter saldo para poder efetuar pagamentos com o mesmo. Para isso podemos carregar o cartão através de transferência bancária (pode demorar vários dias), ou utilizando os dados de um cartão físico. Neste teste tentei carregar o cartão boon. com os dados de um cartão físico do Santander Totta, mas ocorria um erro. Tentei também carregar através de um cartão de débito do Banco CTT e embora o processo tenha corrido bem (foi aberta uma página dentro do boon. para introduzir um código que recebi naquele momento via SMS-sistema 3D Secure), como não tinha saldo de 10 Euros, que é o valor mínimo para carregar o boon., abortei o processo. Por fim, acabei por gerar um cartão virtual no MB NET e utilizei o mesmo para carregar o bonn.. O facto de ser necessário carregar o cartão pode ser um inconveniente. Para isso existe uma opção no bonn. para carregar automaticamente o cartão com um determinado montante sempre que o saldo do mesmo for inferior a um determinado valor.

 

Resultado de imagem para boon. payments

 

O boon. apenas está disponível em algumas países europeus como Irlanda, Espanha, França, entre outros. Portanto, como Portugal não faz parte da lista, é necessário efetuar algumas configurações no iOS e na nossa conta da Apple, para poder descarregar a aplicação do boon. e para criar uma conta no mesmo. A configuração de todo o sistema implica algum trabalho e algum tempo. Claro que quando o Apple Pay estiver oficialmente disponível em Portugal tudo será muito mais simplificado e rápido. Todos os passos estão muito bem explicados no artigo da Macnifico. Deve primeiramente ler o artigo em questão para conhecer os passos principais de todo o processo. Este artigo é “apenas” um complemento que vem trazer “alguma” informação adicional e complementar, detalhando melhor algumas fases do processo.

 

Macnifico – Boon: A aplicação que permite usar o Apple Pay em Portugal

 

Eu não segui todos os passos que são explicados no artigo da Macnifico, nem fiz tudo da mesma forma. Ainda assim, tive sucesso em todos os procedimentos. Não criei uma conta nova na Apple (Apple ID). Utilizei a minha conta existente, no entanto alterei a região do iOS para Irlanda, uma vez que a App boon. vai validar a região e se não for uma região onde o serviço é disponibilizado, vai impedir que o utilizador prossiga com o registo. Também no Apple Watch foi necessário alterar temporariamente a região para a Irlanda, na App Watch, uma vez que não estava a ser possível adicionar o cartão ao relógio.

 

IMG_4252IMG_4251

Depois de instalar o boon., efetuar o registo, carregar o cartão e adicionar o mesmo ao Apple Wallet do iPhone e Apple Watch, para poder ser utilizado no Apple Pay, o processo fica finalizado.

 

 

 

App boon.

A App boon. regista todas as transações efetuadas, quer pelo Apple Pay, quer transferências que faça para outros utilizadores boon. (requer uma conta PLUS) ou outros pagamentos, utilizando os dados do cartão (numero, data de expiração e código CVC).

IMG_4246IMG_4247

IMG_4258IMG_4257

Existem 2 tipos de conta no boon.. A BASIC e a PLUS. A BASIC tem algumas limitações, nomeadamente só permite efetuar pagamentos até 250 EUR por mês. Este tipo de conta tem o custo de 1,49 EUR por mês, após o terceiro mês de utilização.

 

 

 

Utilização do Apple Pay no TPA de uma caixa automática de um hipermercado Jumbo, com um Apple Watch

Antes de pagar com o Apple Pay através do Apple Watch é necessário ter a certeza que o terminal aceita pagamentos sem contacto. Normalmente os terminais têm um símbolo que indica que aceitam pagamentos contactless**. Adicionalmente os terminais podem também mostrar o símbolo do Apple Pay, algo que não acontece ainda em Portugal por razões óbvias.

 

apple-pay-symbol

 

Depois de garantir que o terminal é compatível, então basta carregar duas vezes no botão do relógio. O cartão é mostrado e é pedido ao utilizador que posicione o ecrã do relógio próximo do terminal de pagamento. Feito.

IMG_4241

 

Quando o relógio se aproxima do TPA, automaticamente o processo é concluído. Todo o processo é muito simples e extremamente rápido. Como o utilizador não tem forma de visualizar nem o ecrã do relógio nem o ecrã do terminal, o relógio vai dar feedback através de uma suave vibração.

IMG_4242

 

Ao visualizar o ecrã do relógio verificamos que o processo de pagamento foi concluído com sucesso. Para além dos hipermercados Jumbo, também outras grandes cadeias de retalho e restauração aceitam este tipo de pagamentos, como o Continente, Lidl, El Corte Inglés e McDonald’s por exemplo. Pode acontecer que muitas lojas possam ainda utilizar terminais de pagamento automático mais antigos, de forma que não será totalmente assegurado que conseguirá pagar com Apple Pay “em todo o lado”**.

IMG_4243

Para utilizar o Apple Pay no relógio o utilizador terá que definir uma password para desbloquear o mesmo. O relógio pode ser automaticamente bloqueado com a ativação de uma opção do relógio que faz com que este peça password automaticamente quando é retirado do pulso. Esta é uma medida de segurança que impede que o relógio seja utilizado, nomeadamente para efetuar pagamentos, se for perdido ou roubado. Esta password é apenas para desbloquear o relógio após este ter sido retirado do pulso. Não é necessário introduzir nenhuma password no processo de pagamento com o Apple Pay se o relógio estiver no pulso, desbloqueado.

 

 

 

Utilização do Apple Pay num terminal de pagamento de uma caixa automática de um hipermercado Jumbo, com um iPhone

O procedimento é em tudo semelhante ao procedimento no Apple Watch. A única diferença é que no iPhone basta colocar o dedo no Touch ID e aproximar o iPhone junto do terminal de pagamento (no caso de existirem vários cartões será utilizado que estiver predefinido). Não é necessário ligar ou desbloquear o iPhone, nem abrir nenhuma App. Isto no iPhone SE e em outros equipamentos que possuam Touch ID. Em iPhones mais recentes, com Face ID, o processo é semelhante. Consultar detalhes aqui. O processo de pagamento é muito seguro porque é sempre validado com impressão digital ou com reconhecimento facial.

 

 

 

Cartão do Apple Pay no Wallet do Apple Watch e notificações após cada transação

Tal como no iOS, o cartão de pagamento fica no Apple Wallet juntamente com outros cartões.

IMG_4253IMG_4245

As notificações do boon., ao contrário da utilização do cartão virtual, dependem de uma ligação à Internet.

 

 

 

Gestão do cartão

É possível adicionar cartões, configurar qual o cartão pré-definido, assim como efetuar outras alterações nas configurações da App Wallet do iOS e watchOS.

Image-1IMG_4260

Podem existir vários cartões, sendo que apenas um pode estar configurado como o cartão a utilizar por defeito. Ainda assim, no momento do pagamento, o utilizador pode alterar o cartão que vai utilizar naquele pagamento em concreto. Para mais informações consulte a secção “Pagar com outro cartão em vez do cartão padrão”, na página “Como usar o Apple Pay em lojas, dentro de apps e sites”.

 

 

 

Wallet do iPhone

Embora não seja necessário aceder à Wallet do iPhone para utilizar um cartão num pagamento, tal também pode ser feito. Com um cartão selecionado basta colocar o dedo no Touch ID (nos equipamentos com Face ID o processo deve ser semelhante) e aproximar o iPhone do terminal de pagamentos.

É possível ter, tal como na nossa carteira real, vários cartões de pagamento diferentes.

IMG_4248IMG_4249

 

 

No final de configurar todo o sistema e de testar o Apple Watch voltei a alterar, quer a região do sistema operativo iOS, quer a App Store, para Portugal. Muitos dos conteúdos apresentados pelo iOS e App Store são localizados, isto é, são diferentes conforme o país e região do utilizador. Por exemplo, na App Store algumas Apps apenas estão disponíveis nas App Stores de alguns países. Por vários motivos é importante voltar a colocar as definições iniciais. Este passo não é referido no artigo da Macnifico.

 

O boon. é assim uma alternativa funcional para quem pretende utilizar o Apple Pay em Portugal antes de este ser disponibilizado oficialmente pela Apple e pelas entidades financeiras do nosso país. A App boon. também está disponível para os sistemas Fitbit Pay e Garmin Pay. Se tem equipamentos da Fitbit ou GARMIN com estes sistemas e  gostaria de os utilizar em Portugal para efetuar pagamentos, o boon. pode ser uma solução, se estes sistemas ainda não estiverem disponíveis no nosso país.

 

Como a entidade emissora do cartão (virtual) utilizado pelo Apple Pay não é portuguesa, suponho que neste caso não se apliquem os limites existentes nos cartões físicos contactless que utilizamos, em que atualmente os valores limite são de 20 EUR por transação e um total de 60 EUR por dia. Isto, claro, para pagamentos efetuados sem PIN. Mais informações nesta página do Banco de Portugal. Acabei de confirmar aqui que o limite utilizado nos cartões físicos não é aplicável aos pagamentos via Apple Pay (pelo menos em todos os terminais).

 

 

 

Artigos relacionados:

https://atapple.pt/2018/08/17/como-utilizar-o-apple-pay-em-portugal/

https://macnifico.pt/apple-pay-em-portugal-quando-como-funciona/

https://forum.zwame.pt/threads/apple-pay-nao-disponivel-ainda-em-portugal.951607/

 

* – Pelo que li existem algumas exceções de terminais contactless que não aceitam Apple Pay.

** – Existem algumas exceções, que a Apple também refere no seu site, em que os terminais de pagamento podem ter a indicação que aceitam pagamentos contactless no entanto esta funcionalidade pode não estar ativada ou configurada.

 

 

 

Update em 24-10-2018:

IMG_4267IMG_4271

Alguns dias após a primeira utilização do boon. e do Apple Pay, recebi uma notificação a informar que o cartão foi bloqueado. Nessa mensagem pediam para eu contactar o serviço de apoio. Após proceder conforme solicitado responderam a informar que a minha conta foi temporariamente bloqueada e que seria desbloqueada após o envio de documentos que comprovassem quer a minha identidade, quer a minha morada.

IMG_4329IMG_4333

Apesar de existirem outras alternativas (o email do suporte especifica quais são), enviei uma cópia do meu cartão do cidadão e dois documentos com a minha morada. Um extrato bancário e uma fatura do meu fornecedor de água. Algumas horas depois recebi uma nova notificação, diretamente no iPhone, a informar que a conta foi reativada. Portanto, apesar de o Apple Pay não estar oficialmente disponível em Portugal, são aceites comprovativos de morada do nosso país.

 

O problema depois foi que embora a aplicação da boon. já tivesse assumido o desbloqueio, o cartão na Wallet do iPhone e Apple Watch ainda mostravam a informação que o cartão estava suspenso. Apesar de ter aguardado alguns minutos e tivesse reiniciado ambos os dispositivos, o estado não era alterado. Para ultrapassar esta questão removi o cartão na Wallet dos 2 dispositivos. Antes de adicionar novamente o cartão à Wallet dos 2 equipamentos, a partir da App da boon., foi novamente necessário alterar temporariamente a localização, nas configurações do iOS e watchOS, para a Irlanda.

IMG_4334IMG_4335

 

 

 

Update em 31-10-2018:

Após o desbloqueio anterior a boon. indicou-me que iria fazer um upgrade à minha conta para PLUS. Apesar de eu ter indicado que a conta BASIC era suficiente para mim, voltaram a bloquear a minha conta porque existia uma divergência na morada, nos documentos que anteriormente tinha enviado (o bairro onde vivo tem duas designações distintas que são geralmente aceites). Esta divergência levou a que a boon. me tivesse contactado telefonicamente para esclarecer esta situação. Como não tinha interesse em passar para PLUS, a boon. voltou a desbloquear a conta, que se manteve em BASIC. Ao mesmo informou-me que se pretender posteriormente passar para PLUS tenho que enviar novos documentos em que a morada seja rigorosamente igual.

 

 

Update em 05-02-2019:

Se pretender cancelar a conta, isto é, se pretender desativar o serviço, terá que ter em conta que a operação só será concluída depois de o saldo passar a 0, no caso de este estar a negativo (não sei o que acontece se pretender cancelar a conta com um saldo positivo). No meu caso foi debitada a primeira mensalidade (1,49 EUR) no 4º mês (os primeiros 3 meses não têm qualquer custo) e logo de seguida o saldo ficou negativo. O valor da mensalidade é retirado diretamente do saldo da conta boon.. Como achei que o custo mensal não justifica a reduzida utilização que faço do serviço, optei por cancelar. É necessário ter em conta que a mensalidade é debitada mesmo que o serviço não seja utilizado e mesmo que não tenha saldo.

Após contactar o suporte, para saber qual era o procedimento para cancelar o serviço, tive que transferir 0,14 EUR para a conta boon., através de uma transferência interbancária para o IBAN da conta. Após algumas horas o valor foi creditado na conta boon. e esta ficou a 0. Bastou responder ao email do suporte a indicar que a conta estava a 0 e responder à pergunta secreta que defini na criação inicial do boon.. Alguns minutos depois recebi uma notificação no iPhone a informar que o cartão virtual utilizado pelo Apple Pay foi removido e deixei de conseguir fazer login na aplicação. Uma vez cancelada a conta esta não poderá ser reativada posteriormente.

 

 

Apple Pay

boon.


Ações

Information

10 responses

18 11 2018
Filipe

Muito bom. Eu só tenho um problema. Faço tudo igual mar quando volto a alterar a região para Portugal desaparece o cartão do boon. Tanto no wallet do iPhone como do Watch

18 11 2018
XpecialGUEST

Não me aconteceu isso e já tive necessidade de refazer parte destes procedimentos mais de uma vez. Algo poderá ser diferente entre o meu sistema e o seu. Está a utilizar a última versão do iOS e watchOS?

27 11 2018
Nuno

Boas, desde já obrigado e parabens pelo artigo ;) Estando eu a usar a app Boon, acha melhor antecipar-me a eles e enviar já os documentos (cartao de cidadao e comprovativo de morada)??

Obrigado

27 11 2018
XpecialGUEST

Bom dia,
Obrigado pelo seu comentário.
Bem, eu esperaria que eles pedissem, se for o caso. Até porque eu acho que eles só pedem dados pessoais, como morada e documento de identificação, no caso da conta PLUS.
Mais info aqui: https://www.boonpayment.com/ie/faq/

27 11 2018
Nuno

Obrigado pela rápida resposta.
Vou seguir os seus conselhos e aguardar.
Continuação do bom trabalho.
Obrigado

7 02 2019
Carlos Ramalhete

Bom dia
Registei-me hoje na Boon e fiquei com a conta Basic e fiz um top up de 10€.
Até aqui tudo bem.
Claro que quando fui testar ao Lidl deu declinado.

Já percebi que é necessário passar para a conta PLUS.
O problema é que dei uma morada real espanhola do escritório de Barcelona da minha empresa.

Como é que agora vou conseguir enviar prova de morada? Alguma ideia?

7 02 2019
XpecialGUEST

Boa tarde,
Eu sempre tive a conta BASIC e consegui fazer pagamentos com sucesso. Não testei no Lidl, mas nos supermercados em que testei, funcionou. Durante os vários contactos com a boon eles queriam que eu fizesse o upgrade para PLUS e pediram documentação. No entanto, devido à morada, a conta manteve-se em BASIC. Veja a parte final deste artigo, a partir de “Update em 31-10-2018:”.

Diferenças entre BASIC e PLUS:
https://www.beboon.com/ie/pricing

1 03 2019
balonado

Que chato, não é? Uso direto o apple pay aqui no Brasil. Estou me mudando para Portugal. Será que há previsão de início do serviço Apple Pay por aí? É bem prático.

2 03 2019
XpecialGUEST

Tanto quanto sei não há qualquer previsão.

15 06 2020
Apple Pay passou a estar disponível no ActivoBank | ..::invisible flame light::..

[…] Apple Pay em Portugal? Sim, já é possível utilizar… […]

Deixe um comentário