Vírus informático afecta milhares de impressoras em todo o mundo

22 06 2012

Fonte: sol.pt

 

Foi identificada uma nova vaga de infecções em computadores que leva as impressoras de escritório ligadas a estes PC a imprimirem milhares de páginas sem sentido. A praga já terá afectado milhares de equipamentos nos EUA, Índia, Europa e América do Sul.

 

A revelação é feita pela Symantec, que dá conta da nova onda de infecções no blogue oficial da empresa.

 

De acordo com a fabricante de antivírus, estas infecções começaram há cerca de duas semanas e têm como origem o vírus Milicenso, que está a levar milhares de impressoras de escritório em todo o mundo a imprimir páginas com conteúdos sem sentido, inutilizando milhares de folhas de papel.

O vírus em causa já é conhecido das empresas especializadas em segurança informática, pelo menos desde 2010, e tem como surgido recorrentemente em computadores com o sistema operativo Windows.

A última vez que foi identificado o programa malicioso estava a ser utilizado para a distribuição de adware, um software utilizado para redireccionar o tráfego Web para publicidade.

Contudo, segundo a Symantec, desta vez o malware inclui uma parte no código, que não se sabe se foi criada intencionalmente ou não, que cria um ficheiro que dá ordem de impressão à impressora.

Esta ordem faz com que as impressoras ligadas ao PC infectado comecem a imprimir documentos cujos conteúdos não têm sentido, inutilizando o papel.

Em alguns casos relatados pelas vítimas, há empresas que tiveram centenas de impressoras afectadas, adianta


Ações

Information

Deixe um comentário