Primavera Pssst! e Tlim-Novidades e melhorias da versão 8.30

17 07 2017

Artigo relacionado: Primavera Pssst e Tlim–Downloads

Fonte: PKB (Como aceder ao PKB?: Como aceder e utilizar o portal Primavera KnowledgeBase)

Resultado de imagem para tlim pssstNão sendo a versão 8.30 propriamente nova (foi disponibilizada em 2016 e sofrendo alterações ao longo do tempo, através da Service Release 1 e 2),  muitos utilizadores são agora “forçados” a atualizarem estas aplicações para esta versão, na sequencia da obrigatoriedade de exportação do ficheiro SAFT na versão 1.04 (algo a que o Pssst! e Tlim dão resposta na SR3, que foi disponibilizada em Junho de 2017).

Neste artigo partilho algumas novidades e melhorias da versão 8.30 dos produtos Pssst! e Tlim (SR1, SR2, SR3):

 

  • Ecrã de Movimentos de Caixa simplificado, incluindo acesso pelo menu e nova janela de detalhes;
  • Reformulação do Cálculo dos valores do fecho de caixa;
  • Reformulação da impressão do mapa de Resumo de fecho de caixa;
  • Novo método de cálculo dos documentos – que vai possibilitar maior fiabilidade da informação extraída pelo P&T Exchange, assim como da integração com o ERP PRIMAVERA através do POS Integrator;
  • Alteração na impressão dos talões – esta alteração surge no seguimento de um esclarecimento da Autoridade Tributária (AT) e vem alterar a discriminação dos artigos compostos num talão de venda;

  • Pesquisa por NIF na lista de documentos de venda – na consulta de documentos de venda passa a existir a coluna Contrib. que permite a pesquisa de documentos pelo NIF do cliente;

  • Novo processo de licenciamento – que vem substituir o método automático anterior e abolir a necessidade de uma PEN Drive em ambiente Windows. O novo processo é manual e idêntico ao licenciamento EXPRESS;

  • Suporte para ecrãs widescreen;

  • Alteração no ecrã de recolha de dados para Clientes Indiferenciados – Reorganização da janela de introdução dos dados de Cliente que permite obter dados a partir do serviço web VIES para o caso dos dados das empresas;

 

  • Suporte de Códigos alfanuméricos nos Códigos dos Artigos – deixa de ser obrigatório a introdução de códigos de artigo exclusivamente numéricos;

  • Possibilidade de duplicar o último Pedido/Documento de forma rápida – além da duplicação de documentos (que já existia) passa a ser possível duplicar um pedido, por forma a agilizar a emissão de documentos repetitivos (por exemplo, a emissão de bilhetes);

  • Nova coluna com a informação do Stock Atual na listagem de artigos (Passa a aparecer: Código; Descrição; Família; Stock; Un; IVA; Preço 1);

  • Impressão do número de pessoas à mesa, no pedido para a cozinha – Apenas no caso do Pssst!;

  • Pré-preenchimento da Tabela de Motivos de Isenção de acordo com os códigos de motivos de isenção publicados pela AT (apenas mercado PT);

  • Novo tipo de documento "Fatura/Recibo" criado por omissão na instalação (apenas mercado PT);

  • Novo tipo de meio de pagamento, "Desconto" que permite a criação de Vouchers;

  • Suporte para impressoras inteligentes EPSON – novo driver de impressão que permite a impressão de documentos para impressoras de rede;

  • Novo Formato Ficheiro SAF-T (PT) – Conforme comunicado no passado dia 5 de dezembro de 2016, fica disponível nesta versão a nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT), de acordo com a Portaria 302/2016 de 2 de dezembro, que contempla as alterações à estrutura do ficheiro SAFT-T (PT) que entrarão em vigor a 1 de julho de 2017;

  • Extensibilidade – Nesta versão fica disponível a primeira versão dos cloud services de extensibilidade do Pssst! e Tlim;

  • São Tomé e Príncipe – A moeda local é agora suportada nativamente.

 

 

 

Pssst! e Tlim v8.30 – Resumo das Novidades

Atendendo aos pedidos dos nossos Clientes e Parceiros via iSuggest, foram introduzidas na versão 8.30 dos produtos Pssst! e Tlim as seguintes novidades:

Alterações de âmbito legal
Resposta às novas regras previstas pelo Despacho n.º 8632/2014, com alterações de âmbito legal e fiscal: novo procedimento para a emissão de notas de crédito, certificação dos templates de impressão para documentos com relevância fiscal e preenchimento dos dados da empresa aquando do primeiro acesso à aplicação.

Exportação de dados para uma pasta no disco
Nas versões Windows do Pssst!/Tlim passa agora a ser possível a exportação de dados para uma pasta no disco local, em vez de ser obrigatória a introdução de uma PEN DRIVE.

Cópias de Segurança Automáticas
Nas versões Windows do Pssst!/Tlim passa a estar disponível um novo mecanismo que permite efetuar cópias de segurança sem intervenção do utilizador e sem necessidade de entrar na aplicação.

Gestão de Dimensões (exclusivo Tlim)
A gestão de dimensões (ex: Cor e Tamanho) no Tlim foi alterada, de forma a simplificar a criação e gestão de artigos com dimensões. Todo o processo de gestão de stocks e definições de preços foi também melhorado e passa agora a ser possível a definição de outras características, tais como a atribuição de uma imagem ao botão do artigo.

Notas de Crédito
O processo de criação de notas de crédito foi estendido para permitir a emissão de notas de crédito de faturas parciais, ou seja, passa a ser possível escolher quais os artigos da fatura a creditar. Ao terminar uma Nota de Crédito a aplicação irá agora sugerir os mesmos meios de pagamento do documento original, para facilitar a devolução no mesmo meio de pagamento.

Ordenação das Famílias de Artigos
Foi adicionada uma opção de configuração que permite que as famílias na área de trabalho possam ser ordenadas por um valor arbitrário escolhido pelo administrador, permitindo assim apresentá-las por uma ordem mais lógica da perspetiva do negócio.

Outras alterações
Foram ainda disponibilizadas outras alterações, nomeadamente:

  • Na impressão de talões os "Motivos de Isenção de IVA" passam agora a ser impressos no rodapé do documento logo abaixo da tabela de resumos de IVA;
  • A anulação de documentos de venda, em vez de eliminar os movimentos de caixa respetivos, passa agora a criar movimentos de valor inverso, para refletir a anulação do documento na caixa atual;
  • Quando um tipo de documento estiver configurado para não exibir o ecrã de pagamento, o desconto comercial definido na ficha do cliente passa agora a ser sempre atribuído;
  • Foi adicionada uma opção associada ao operador, que permite definir se este pode ou não registar artigos abaixo do preço de custo;
  • Atualização do certificado de comunicação de guias à AT (apenas disponível para o mercado português);
  • Novo tipo de meio de pagamento "Desconto" que permite a criação de Vouchers.

 

 

 

Alterações de âmbito legal – IVA da Restauração

Foi publicada a versão do Pssst! que vem dar resposta às novas regras previstas no Orçamento de Estado 2016, nomeadamente a aplicação das taxas reduzida e intermédia de IVA na restauração.

Assim, as alterações introduzidas prendem-se com a discriminação do IVA pelos diversos compostos de um menu, quando estes possuam mais que uma taxa de IVA.

Com entrada em vigor a 1 de julho de 2016, passam a estar abrangidas pela taxa intermédia:

  • As prestações de serviços alimentação e bebidas, com exclusão das bebidas alcoólicas, refrigerantes, sumos, néctares e águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico ou outras substâncias;
  • As refeições prontas a consumir, nos regimes de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio.

 

 

 

Alterações de âmbito legal

A PRIMAVERA informa que está disponível uma nova versão dos produtos Pssst! e Tlim. Esta versão vem essencialmente dar resposta às novas regras previstas pelo Despacho n.º 8632/2014, pelo que disponibiliza as seguintes alterações de âmbito legal e fiscal:

  • Novo procedimento para a emissão de notas de crédito que visa sobretudo simplificar e agilizar o processo de execução destas tarefas. A emissão de notas de crédito passa a ter que referenciar a respetiva fatura de origem e a aplicação efetua um conjunto de validações automáticas (artigos, quantidades, etc.). Desta forma é facilitada a tarefa do operador e reduzida a probabilidade de erro;
  • Certificação dos templates de impressão para documentos com relevância fiscal, que garante que estes cumprem com todos os requisitos legais definidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira, nomeadamente permite o controlo da parametrização e desenho dos formulários que são usados na impressão de documentos sujeitos a certificação;
  • Preenchimento dos dados da empresa aquando do primeiro acesso à aplicação.

Ações

Information

17 responses

21 07 2017
Jorge

Informação bastante útil. Obrigado

17 10 2017
João Cortes

Utilizo o Tlim Express há 2 anos mas com as mudanças no Saft não posso continuar a usar. Não encontro a nova versão do tlim para download? Vocês disponibilizam?Obrigado.

17 10 2017
XpecialGUEST

Boa noite,
Poderá descarregar aqui:

Primavera Pssst e Tlim–Downloads

Sugiro que consulte também o seguinte artigo:

Primavera Pssst! e Tlim-Novidades e melhorias da versão 8.30

27 11 2017
Carlos A.

Estou a usar o PSST versão 8.30 numa associação que está isenta de iva pelo artigo 53. Gostaria de saber se existe alguma forma de atribuir o motivo de isenção a todos os artigos existentes no programa de forma a não ter de indicar o motivo de isenção cada vez que introduzo uma parcela numa fatura.

28 11 2017
Carlos A.

Resolvido!

24 05 2018
Paulo Teodósio

Bom dia Sr Carlos A.
Faço parte tambem de uma associação e acabamos de adquirir um POS com o PSST v8.30. Como resolveu o problema?
Obrigado.

25 05 2018
XpecialGUEST

Veja se este comentário que anteriormente escrevi ajuda:

“… Repare que em cada artigo, à frente do campo Taxa IVA, tem um outro campo, que por defeito deve estar preenchido a 0. É nesse campo que define o motivo de isenção do IVA. Se não o fizer a aplicação vai estar sempre a perguntar o motivo de isenção todas as vezes que carregar no artigo. …”

20 01 2018
Pedro Cardoso

Utilizo o Tlim desde 2017, agora ao fazer a mudança de ano para 2018 deixei de conseguir consultar os documentos de 2017 nem estou a conseguir faturar em 2018.

Alguem consegue dar uma ajuda ?

Obrigado

20 01 2018
XpecialGUEST

Experimente aceder a Sistema > Configurações > Gerais > Ano de trabalho. Aqui, ao clicar no ano seleccionado, devem ser mostrados outros anos que eventualmente existam. Se escolher um ano diferente do actual deverá ter acesso aos dados desse ano. Poderá ter a necessidade de alternar entre anos diferentes por vários motivos: explorações, exportação de dados, etc.

14 05 2018
Samora Évora

Carlos! no dia 12 do corrente mês, uma operadota da pssst efectou um registo de vendas, só que a partir dai não se consegue fazer novos registos ou vendas, porque o sistema alerta para seguinte erro ” A data deste documento é anterior a do último documento emitido [15118-05-11] 15:55:58]. o problema pode estar relacionado com mudança de hora e data no bios ou no windows.

15 05 2018
XpecialGUEST

Boa noite,

Primeiramente deve analisar o porquê de o Windows ter uma data e hora erradas. Em determinados computadores existe uma bateria/pilha que fica encarregue de manter essa informação quando o computador está desligado. Essa pilha poderá estar gasta e pode ser necessário colocar uma nova. O seguinte artigo também pode ajudar:

NTP–Network Time Protocol

Antes de alterações, e para referencia futura, faça uma cópia de segurança da base de dados do Pssst e da pasta da aplicação. Neste artigo é explicado qual o procedimento.

Testei introduzir um ano com 5 dígitos, nas várias opções do Pssst que permitem a introdução manual do ano, e em nenhuma delas a aplicação permitiu…

Já equacionou repor uma cópia de segurança que eventualmente tenha, gerada antes da gravação do documento em questão? Neste caso deve ter em conta, se for o caso, a possibilidade de perda de dados.
Simulei abrir a caixa com uma data posterior (2050), depois de alterar a data do Windows e alterar a o modo de funcionamento do caixa para Standard. Gravei vários documentos de venda. Depois coloquei a data correta, no Windows, mas já não consegui abrir a caixa com uma data anterior, no Pssst.
O que fiz depois foi inativar o tipo de documento que estava a ser utilizado, em Tabelas > Documentos > Tipos de documento, e depois criar um novo tipo de documento, com todas as configurações iguais às do documento que inativei. Posteriormente, em Sistema > Configurações > Gerais > Caracterização, configurei o novo tipo de documento como sendo o tipo de documento por defeito. Depois, penso que tive que reiniciar a aplicação para o novo tipo de documento ser assumido no ecrã de registo. Embora a minha caixa esteja aberta com o ano de 2050, os novos documentos que gravo, com o novo tipo de documento, são gravados com sucesso e com a data atual de 2018.

Deve também analisar qual o possível impacto de ter um documento gravado no ano 15118 (se é que esse é o ano do documento). Podem existir implicações ao nível de stocks, contabilidade, impostos, etc…

Quanto às suas outras dúvidas (expostas por outra via):
No seguinte artigo tem uma série de códigos para introduzir no Pssst.

Primavera Pssst e Tlim–Códigos de ativação


Primeiramente faça uma cópia de segurança. Depois introduza o código 990090009816 (Utilitários Gerais). No menu que vai abrir tem a hipótese de manter tabelas (artigos e clientes por exemplo) e eliminar registos. Para terminar faça uma cópia de segurança de um computador e reponha no outro.
Relativamente aos stocks, na ficha de cada artigo, no campo Stock Real, pode editar o valor que é mostrado e colocar o stock pretendido.

Este teste foi efectuado na versão 8.3002.1139 do Pssst.
Este foi o teste que fiz. Não sei se ajuda ou não no seu caso. Sugiro um contacto com o suporte da Primavera para validar estas questões. Podem existir outras soluções.

27 08 2018
Ricardo Gonçalves

Ola Bom dia,
Eu uso o tlim express so que eu agora preciso de pôr “portable”,
isto é por em tablet ou smartphone.
existe versão para android ou outra plataforma?

27 08 2018
XpecialGUEST

Olá,
A única hipótese é instalar num tablet com Windows uma vez que o Tlim não está disponível para outras plataformas, nomeadamente Android ou iOS.

28 08 2018
Ricardo goncalves

Bom dia
E o psst existe para android e é possivel disponibilizar?
Obrigado

28 08 2018
XpecialGUEST

Bom dia, O que existe para Android, e também para iOS, é o Pssst! Experience, não o Pssst!. Veja aqui mais sobre o Pssst! Experience: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/10/27/pssst-experience-a-nova-app-para-espacos-de-restauracao/

9 01 2020
Anisio Delgado

o tlim express não mostra janela de pagamento

9 01 2020
XpecialGUEST

Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > seleccione o documento em questão (se pretender saber que documento deve editar basta ver no canto superior direito do ecrã de registo de vendas qual o código do documento que é utilizado: está dentro de parênteses) > Editar > no primeiro separador tem a opção “Mostrar janela de pagamento”. Está activada? Em caso negativo, active, grave a alteração e teste.

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