Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B

10 09 2016

 

Na sequencia do artigo: Impressora 3D Anet A8-B

 

O processo de entrega decorreu com normalidade. A compra foi efetuada dia 22-08-2016 e a entrega ocorreu dia 05-09-2016, o que faz com que desde a compra até à recepção da impressora tenham passado apenas 14 dias, considerando que a impressora saiu da China, passou por Londres, Inglaterra, Espanha e por fim Portugal. Provavelmente, se esta não tivesse sido a minha primeira compra na GearBest, o processo teria sido mais rápido uma vez que este ficou pendente durante algum tempo porque me foi solicitado o comprovativo de morada e uma foto do cartão utilizado para o pagamento (uma vez que a GearBest apenas necessita de validar alguma informação, é possível e recomendado ocultar parte dos dados enviados). Segundo a GearBest este procedimento é ocasional e acontece uma única vez (mais detalhes sobre este processo aqui).

 

Algum tempo após o envio é possível fazer o tracking da entrega, o que significa que podemos a qualquer momento saber onde se encontra a mesma. Ainda que os dados possam não estar disponíveis em tempo real, é uma ajuda para acompanhar o processo e saber quando a data de entrega se aproxima.

SNAGHTML122ff065

Existem aplicações para smartphones para este efeito, como por exemplo a Parcel, que está disponível para Android e iOS.

image

 

 

Até receber a encomenda contactei o apoio ao cliente por mais de uma vez, relativamente a dúvidas relacionadas com a entrega. Utilizei o suporte através de chat, sendo que fiquei esclarecido no momento. A encomenda foi entregue pela transportadora Adicional.

 

 

A caixa tem as dimensões de 51x31x20.8 cm. As peças vêm separadas por 3 secções distintas, de forma organizada e acondicionada, sendo que tudo chegou em perfeitas condições.

imageimage

image

São dezenas de peças, parafusos, cabos, etc.. Tudo o que é necessário para colocar a impressora a funcionar está incluído, como um alicate, chave philips entre outras ferramentas. Apenas não está presente uma régua para efetuar medições e calibrações. O filamento, de cor branca, é o estritamente necessário e dá apenas para fazer os primeiros testes e impressões. Com o passar do tempo o utilizador poderá sentir necessidade de adquirir mais ferramentas e acessórios como por exemplo  x-ato, espátula, fita cola de pintor, laca, base de vidro, etc..

 

 

A montagem da impressora demora várias horas. As instruções estão presentes num ficheiro PDF, do fabricante, que vem no cartão microSD. No YouTube existem uma série de vídeos que são fundamentais e ajudam passo a passo na montagem e na calibração final. Atenção que, no meu caso, os vídeos referem que sejam utilizados determinados parafusos que não estão vinham na caixa, sendo necessário utilizar outros equivalentes, que foram enviados. Também a plataforma de impressão e a fonte de alimentação mostrados no vídeo não correspondiam com o que vinha na caixa. Com alguma paciência e “pela lógica” facilmente é possível contornar estas questões e avançar.

image

image

image

 

 

Alguns outros percalços como o facto de uma esfera ter saído de um dos rolamentos, entre outras coisas que correram menos bem, não impediram a montagem com sucesso e certamente não têm impacto negativo na operação da impressora.

image

Existem pelo menos 2 grupos no Facebook (Coisas Que Imprimem E Outras Que Entopem e OFFICIAL Anet A8 3D printer (RepRap Prusa i3)), muito ativos, de utilizadores deste modelo. São sem dúvida uma grande ajuda para resolução de problemas, dúvidas, e troca de experiencias. É quase obrigatório juntar-se a eles.

 

 

O cartão microSD que está presente traz consigo alguns documentos PDF com instruções de montagem, operação e resolução de problemas entre outra documentação importante. Estão também disponíveis  o driver que será necessário instalar no Windows para este comunicar com a impressora, software de slicing Cura e Repetier-Host, que são dos mais utilizados para comunicar com as impressora e gerar os ficheiros de impressão em formado gcode (formato standard utilizado pela industria) e ainda alguns modelos para para realizar testes de impressão.

 

 

A primeira impressão, após a primeira calibração (processo extremamente importante) surpreendeu bastante, talvez porque os ficheiros que existem no cartão, para serem utilizados nos testes, estão devidamente configurados e otimizados para esta impressora. A caixa branca ficou consistente, embora as paredes tenham algumas imperfeições.

image

image

A qualidade da impressão, nesta ou em outras impressoras 3D depende logicamente da qualidade e especificações da impressora, mas também de outros fatores externos como do tipo de material a imprimir, das especificações que cada fabricante de filamento sugere que devem ser utilizadas, do software e dos parâmetros que que foram utilizados para gerar o ficheiro de impressão, etc..

 

Esta impressora permite conexão ao computador e também permite utilizar um cartão microSD, sendo que neste último caso deixa de existir a necessidade de conexão ao computador durante toda a impressão.

 

Impressão de um objeto, através do Cura, via USB, após definir todos os parâmetros (na barra lateral esquerda).

Este modelo pode ser descarregado aqui.

SNAGHTML5c2128

Existe um ficheiro no cartão microSD que tem as especificações desta impressora (profile), que deverá ser importado para o Cura, para que este saiba as características da máquina.

image

IMG_0919

IMG_0921

 

 

A curva de aprendizagem desta impressora é alta tendo em conta a montagem da impressora, assim como a operação da mesma, em que existem muitos parâmetros e variáveis que têm que ser afinados e modificados para obter uma qualidade mínima de impressão, como a temperatura do extrusor e da mesa de impressão, velocidade, densidade, utilização ou não da ventoinha de arrefecimento, etc. Até conseguir encontrar os parâmetros ideais para cada modelo e material pode levar algum tempo. Logicamente que tudo isto é espectável, já que estamos a falar de uma impressora de muito baixo custo e orientada para um segmento de consumidores especifico.

Se pretender uma impressora pronta a imprimir ao tirar da caixa, e sem complexidade adicional, existem muitas opções no mercado, como por exemplo a BEETHEFIRST, made in Portugal, com o preço a começar nos 1299 EUR (consultar review),  a Witbox 2 da espanhola BQ, com um custo de 1690 EUR, e a BLOCKS ONE, também portuguesa, a custar 750 EUR. As duas primeiras, apenar do seu custo, não têm mesa aquecida. Uma alternativa, ainda que com custo (~650 EUR) muito superior à Anet A8-B é a HELLO BEE PRUSA do mesmo fabricante da BEETHEFIRST.

 

 

 

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/13/impressora-3d-beethefirst-review

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2016/08/23/impressora-3d-anet-a8-b/

 

 

Página da impressora na loja GearBest e no site do Fabricante:

http://www.gearbest.com/3d-printers-3d-printer-kits/pp_337314.html?wid=21

http://www.anet3d.com/English/3D_Printer/106.html


Ações

Information

3 responses

11 10 2016
Worten-Workshops de Impressão 3D | ..::invisible flame light::..

[…] Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B […]

14 11 2016
Store-Ajude a manter o blog ativo | ..::invisible flame light::..

[…] Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B […]

8 12 2016
Nelson Vinagre

Gostaria de perguntar se este modelo tem cama aquecida e como é que fez para aparecer o método de envio “Priority Line-Spain Express” na gearbest.
Obrigado pela atenção dispêndia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: